HU recebe investimento de mais de R$ 3 mi em tomógrafo de última geração

Novo equipamento está em fase de implantação e vai ampliar os serviços de diagnóstico por imagens oferecidos aos usuários do SUS

Por Ascom HU

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu um novo tomógrafo de última geração. A aquisição deste equipamento moderno foi resultado de investimento de R$ 3,4 milhões pela estatal, numa ação coordenada pela Diretoria de Administração e Infraestrutura da Ebserh. Além do HU da Ufal, a empresa centralizou a demanda de outros 13 hospitais na mesma situação que a unidade alagoana.

O novo tomógrafo substitui o antigo que estava em operação no hospital desde 2011. Recentemente ele se tornou obsoleto devido à descontinuação do suporte pelo fabricante e à interrupção da produção de peças de reposição.

Para a chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Alessandra Karine Lessa Oliveira, o novo equipamento possibilitará a ampliação dos serviços de diagnóstico por imagens oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O equipamento é o mais moderno da atualidade e as aquisições de imagens são mais rápidas. Dessa forma, tanto poderemos ter um aumento da capacidade instalada hoje, como o oferecimento de outros tipos de tomografia, a exemplo da enterotomografia e tomografia com protocolo para mieloma múltiplo”, informou a médica.

Ela ressalta que haverá uma melhoria no diagnóstico, uma vez que as imagens geradas são de qualidade superior, sendo possível a utilização de protocolos de exames específicos para determinados diagnósticos, que hoje não são utilizados no HU. A médica Alessandra também enfatiza que esse tomógrafo ainda gera um maior conforto para o paciente, uma vez que o tempo de realização do exame será reduzido.

De acordo com Daniel Luís Gomes Araújo, chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH) do HU, a compra foi realizada na modalidade turnkey, conforme previsto no Regulamento de Licitações e Contratos da Ebserh. “Nesse modelo, o fornecedor do equipamento assume total responsabilidade pelas adaptações necessárias na infraestrutura física e tecnológica do hospital, devendo entregar o tomógrafo em plenas condições operacionais”, revelou.

Daniel Araújo informou ainda que durante o período necessário para as adaptações e instalação do novo tomógrafo, o HU está garantindo a continuidade do serviço de tomografia utilizando um equipamento alugado. “A medida visa minimizar os impactos no funcionamento da unidade de saúde e assegurar que os pacientes continuem a receber o atendimento necessário sem interrupções”, disse.

Ja está sendo concluída a instalação do tomógrafo, a realização de testes e a calibração do equipamento. Até 6 de setembro acontecerá o treinamento das equipes técnicas. A partir de 9 de setembro será executada a operação assistida para, em seguida, ocorrer a entrega definitiva do equipamento pela empresa fornecedora.

Atualmente a Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI) oferece os serviços de tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiologia geral e radiologia contrastada, mamografia, ultrassonografia, biopsia guiada por ultrassonografia, nos casos de mama, próstata e tireoide, além de endoscopia, colonoscopia, medicina nuclear (cintilografias) e ecocardiograma.

Sobre a Ebserh

O HU faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a estatal foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades atendem pacientes do SUS, ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvem pesquisas e inovação.