Maceió sedia conferência da juventude brasileira sobre mudanças climáticas
Evento, que acontece pela primeira vez em Maceió, será realizado no dia 23 de agosto no Campus A.C. Simões da Ufal
No dia 23 de agosto, a cidade de Maceió será palco de um evento inédito: a Conferência Local da Juventude Brasileira sobre Mudanças Climáticas (LCOY). O evento acontece no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com a participação de jovens de todas as regiões do estado.
A LCOY é uma iniciativa da Youngo, o Grupo Oficial de Jovens da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), sendo, portanto, diretamente ligada à ONU. O objetivo é engajar a juventude na discussão e ação sobre as mudanças climáticas. O documento que será elaborado durante a conferência será enviado diretamente para a COY 19 e COP 29 - Conferências internacionais sobre mudanças climáticas que ocorrerão no Azerbaijão esse ano, permitindo que as preocupações e propostas dos jovens brasileiros sejam ouvidas no cenário global.
Verena Meirelles, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária na Ufal, está na organização do evento, e ano passado esteve na COP28. “Esta é uma oportunidade única para a juventude de Alagoas se envolver em um tema emergente e crucial para o futuro do planeta. A realização do evento em Maceió destaca a importância de incluir diversas vozes e perspectivas na luta contra as mudanças climáticas, promovendo a conscientização e a ação local e global, fico muito feliz de retornar para o meu estado o que consegui alcançar, outros jovens vão conseguir participar de uma conferência de impacto a nível internacional, e ter essa experiência”, diz.
A presença dos jovens alagoanos na LCOY reforça a importância do engajamento comunitário e da colaboração em iniciativas que buscam soluções sustentáveis para os desafios climáticos. A conferência promete ser um marco na mobilização da juventude em prol de um futuro mais sustentável e resiliente, com uma programação repleta de informações sobre o tema, construção do documento de forma coletiva, programação cultural e capacitação sobre mudanças climáticas interseccionado com a realidade local.
O evento está aberto para patrocínio, principalmente de marcas alagoanas que queiram consolidar seu compromisso com a causa socioambiental, e fortalecer a rede de apoio ao tema em Alagoas. As inscrições estão abertas e podem ser acessadas por meio do link.