Ufal reúne comitê para discutir questões climáticas e ações institucionais

Tema será tratado com vasta programação nesta quarta-feira (7)

Por Manuella Soares - jornalista

O Comitê de Mudanças Climáticas, Riscos de Desastres e Adaptação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) fará sua 1ª Reunião Técnico-Científica nesta quarta-feira (7) no auditório da Reitoria, Campus A.C. Simões.

A atividade será realizada a partir das 8h, com abertura do reitor Josealdo Tonholo. A programação contempla debates durante toda a manhã, iniciando com o professor Igor da Mata (Ufal Penedo), que está coordenando o Comitê e vai ministrar a palestra Desastres hidrológicos no Brasil: Qual o tamanho do problema e o que podemos fazer?.

Em seguida o professor Helber Barros Gomes (Icat), do Laboratório de Dinâmica da Atmosfera e Clima (Dinac) da Ufal, vai falar sobre Mudanças climáticas e eventos extremos de precipitação, secas e ondas de calor no Nordeste e em Alagoas. Já o professor Jório Bezerra Cabral Júnior (Igdema) da Ufal, líder do Grupo de Pesquisa Climatologia Teórica e Aplicada (CTA), destaca quais são os Impactos urbanos de eventos extremos de precipitação.

A partir das 9h45 haverá a palestra Estudos climáticos aplicados à extremos, agricultura e saúde, com o professor Fabrício Daniel dos Santos Silva (Icat) da Ufal, que é membro do grupo de clima para América do Sul da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Logo depois será a vez do debate sobre Sistema de Monitoramento, Previsão e Alerta Hidrológico, com o professor Carlos Ruberto Fragoso Jr. (Ctec) e as considerações do professor Henrique Ravi (Ceca) sobre as Alterações morfodinâmicas da zona costeira frente às mudanças climáticas: impactos da elevação dos níveis dos oceanos sobre a costa de Alagoas, encerrando as palestras da reunião técnico-científica.

“Ao final a gente vai dar os encaminhamentos institucionais, inclusive, de formalização desse comitê no âmbito da Ufal. É uma questão extremamente grave, merece toda a nossa atenção, e estamos tratando com todo cuidado”, destacou o professor Igor, adiantando que a programação será concluída com a discussão sobre as ações e estratégias futuras da equipe do Comitê.