Campus Arapiraca da Ufal completa 18 anos com programação festiva

A comunidade acadêmica foi convidada a construir a programação que vai celebrar a expansão da Ufal para o interior

Por Manuella Soares - jornalista
Campus Arapiraca da Ufal completa 18 anos

A presença da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no Agreste do Estado está completando 18 anos. A data será lembrada nesta quinta-feira,12, com programação a partir das 9h, no pátio de entrada do Campus Arapiraca. O evento vai contar com a participação do reitor Josealdo Tonholo, da vice-reitora Eliane Cavalcanti, que integrou a primeira turma da gestão do Campus, além da comunidade universitária da sede e suas unidades educacionais.

Após a mesa de abertura haverá apresentação da banda da Polícia Militar, seguida de Show de Talentos. Para essa atividade, a organização abriu um período de inscrições onde servidores e estudantes foram selecionados para fazer intervenções artísticas durante o evento. Os parabéns para o Campus Arapiraca serão cantados pelo Corufal, numa festa com direito a pipoca, algodão doce, lanches e bolo doados especialmente para a celebração.

Os convidados, que formam a comunidade acadêmica, poderão participar de sorteio de brindes e prestigiar uma exposição fotográfica virtual, com fotos enviadas por todos os cursos da sede e das duas unidades educacionais em Palmeira dos Índios e Penedo.

“Vai ser uma manhã divertida. Não vamos deixar passar em branco a maior idade do nosso Campus. Nos 15 anos a gente estava em plena pandemia, então só vimos o bolo que foi feito pela tela. Esse vai ser diferente, a gente vai poder celebrar os nossos 18 anos, se abraçar, enfim, tenho certeza que vai ser um evento muito bom”, comentou a professora Aliete Bezerra, que coordena a comissão organizadora.

A festa terá continuidade a partir das 19h para contemplar os alunos matriculados no período noturno. Haverá roda de conversa sobre a trajetória do primeiro campus da Ufal fora de sede, exposição fotográfica, sorteio de brindes e o momento de confraternização com lanche para os participantes.

18 anos

A criação do Campus de Arapiraca foi aprovada pela resolução Consuni nº 20/2005 de 1º de agosto de 2005; inaugurado em 16 de setembro de 2006. Inicialmente, começou as atividades com 16 cursos de graduação, sendo 11 em Arapiraca e os outros cinco nas unidades educacionais de Palmeira dos Índios (Serviço Social e Psicologia), Penedo (Engenharia de Pesca e Turismo), e Viçosa (Medicina Veterinária).

Anos depois, no período letivo 2011.1, a sede ganhou mais três cursos de graduação noturnos, viabilizando o acesso de mais 120 alunos oriundos de Arapiraca e das regiões circunvizinhas. Em 2014, a expansão ocorreu na Unidade Educacional Penedo, que passou a ofertar três novas graduações, disponibilizando mais 150 novas vagas, das quais 50 foram para atender a demanda do horário noturno. E já no ano seguinte (2015.2) ocorreu a implantação do curso de Medicina, ofertando de início, 60 vagas anualmente.

Mais de 12,5 mil profissionais já foram formados pelo Campus Arapiraca, que atualmente está com todos os cursos com a carga horária total integralizada. A vida dos egressos é acompanhada com destaque no mercado de trabalho, em aprovações em concursos públicos ou nas pós-graduações Stricto Sensu em vários estados brasileiros.

E o crescimento do campus no interior não ocorreu apenas na oferta da graduaçã. Durante esses 18 anos, o Campus de Arapiraca expandiu sua capacidade de formação e conquistou a autorização para abrir vários cursos de pós-graduação, seja na modalidade Lato Sensu, como os de Ensino de Filosofia, Letramento e Saúde da Mulher, e Stricto Sensu, a exemplo de Agricultura e Ambiente; Ensino e Formação de Professores; e os mestrado profissionais em Ensino da Matemática (Profmat) e em Administração Pública (Profiap).

“O incentivo à vida acadêmica reflete no contexto geral do campus, sendo a criação de uma nova Ifes com sede no agreste alagoano um importante instrumento de desenvolvimento regional, sobretudo num contexto de grandes precariedades. Além disso, possui um enorme desafio, superar carências materiais e humanas, visando facilitar o acesso ao ensino superior de uma enorme parcela de estudantes com baixa ou nula capacidade de deslocamento ou transferência para Maceió”, destacou o diretor-geral Arnaldo Tenório.