Comunidade acadêmica será homenageada no Jubileu de Ouro da Matemática na Ufal

O diretor do IM destacou a construção de um ambiente acadêmico saudável para marcar a celebração dos 50 anos de história

Por Manuella Soares - jornalista

O ano de 2024 é especial para a Universidade Federal de Alagoas pelas comemorações do Jubileu de Ouro de alguns cursos que passaram a fazer parte da história de consolidação da maior instituição pública de ensino superior do Estado. O Instituto de Matemática (IM) oficializa essa celebração na sexta-feira,20, a partir das 16h, no auditório da Reitoria.

A programação que comemora os 50 anos da Matemática na Ufal será uma solenidade com mesa de abertura formada pelo diretor do IM, Isnaldo Isaac, o pró-reitor de graduação Amauri Barros, representando a Reitoria e o decano do Instituto, professor Hilário Alencar.

Haverá palestra magna proferida pelo professor Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), e uma sessão de homenagens aos docentes, técnicos e estudantes que marcaram as cinco décadas do curso de graduação em Matemática.

O diretor do IM destacou a importância de celebrar essa marca lembrando que um ambiente acadêmico saudável contribui para os bons resultados: "A vida acadêmica demanda pelo menos oito horas de dedicação diária, seja para estudantes, técnicos administrativos ou professores. Um terço do nosso dia passamos na Universidade. Levando em consideração que a expectativa de vida no Brasil é de 75,5 anos um professor deve passar mais da metade de sua vida desempenhando suas funções e ter um ambiente saudável é essencial! O Instituto de Matemática tem profissionais exemplares e estamos construindo este ambiente para, assim como um bom sono é capaz de prolongar nossos dias, que nosso bom trabalho faça o mesmo!".