Governo e Ufal assinam ordem de serviço para novo Colégio de Aplicação

A nova sede do Colégio de Aplicação Telma Vitória terá capacidade para atender duzentas crianças

Por Diana Monteiro  - jornalista, Renner Boldrino - fotógrafo
- Atualizado em
Governador assina ordem de serviço para construção do Colégio de Aplicação em Maceió
Governador assina ordem de serviço para construção do Colégio de Aplicação em Maceió

A apresentação musical de alunos do Colégio de Aplicação Telma Vitória (CapTV) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), marcou a abertura da solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início da obra da nova sede da unidade escolar, no Campus A.C. Simões, em Maceió. 

Orçada em R$ 4,5 milhões, a obra está prevista para conclusão em quatro meses com o funcionamento da nova unidade no primeiro semestre de 2025. A Ufal será a gestora do espaço e é a primeira universidade do estado a ser contemplada por uma estrutura semelhante à de outras unidades do Programa Criança Alagoana (Cria).

A unidade atual funciona em espaço adaptado e atende 90 crianças de 2 a 6 anos de idade. O novo prédio, além de ampliar o atendimento para até duzentas crianças, será dotado de total estrutura: espaços de convívio, seis salas para creche e pré-escola, uma sala multiuso, refeitório, sala dos professores, sala da coordenação, secretaria, diretoria, cozinha, copa, lavanderia e rouparia, além de despensa, banheiros, almoxarifado, horta, solário, pátio coberto e playground. 

A assinatura da ordem de serviço para o início da obra foi celebrada entre o reitor Josealdo Tonholo e o governador Paulo Dantas, na segunda-feira (9), e teve como local o terreno onde se instalará o Colégio de Aplicação, ao lado da Biblioteca Central. Presentes à solenidade, representantes da gestão da Ufal, de unidades acadêmicas, dos segmentos universitários e autoridades do primeiro escalão do governo estadual, assim como, de setores do executivo e autoridades do poder legislativo.

Na oportunidade, o reitor Tonholo fez uma retrospectiva da luta coletiva para a transformação do Núcleo de Desenvolvimento Infantil em Colégio de Aplicação, criado a partir da Portaria do MEC 694, de 23 de setembro de 2022. E destacou: “Esta é uma conquista do Centro de Educação e do CapTV, mas também de toda comunidade universitária, que terá os serviços de um colégio de excelência e um campo de prática qualificado para os cursos de Pedagogia, Licenciaturas, Saúde e de Gestão, entre outros".

Tonholo aproveitou para enfatizar a determinante parceria com o governo estadual, que abraçou a ideia de imediato, e, além dos agradecimentos, fez a defesa do ensino público, enalteceu o empenho de todos os dirigentes que estiveram no processo de crescimento da unidade escolar, atualmente liderada pela diretora Aline Ferreira e vice-diretora Surama Angélica Silva.

E acrescentou: “Hoje estamos mudando a realidade da qualidade de atendimento de nossas crianças. O Colégio de Aplicação não está só de direito, ele está de fato, com obras a serem iniciadas, a partir da ordem de serviço, assinada nessa solenidade. Hoje já temos um colégio em fase de implantação com infraestrutura e professores concursados em fase de contratação”. 

O reitor destacou também a participação da vice-reitora Eliane Cavalcanti na comissão que vem trabalhando o fortalecimento da dotação orçamentária dos colégios de aplicação para que se tenha uma rubrica “mais robusta”. “O Colégio de Aplicação não é só um ambiente para qualificar nossas crianças. É um ambiente também de qualificação e capacitação dos professores do ensino das esferas municipal e estadual e isso vai fazer a diferença de toda estrutura do Centro de Educação da Ufal”, disse.

Dirigindo-se ao governador Paulo Dantas, o reitor aproveitou para enfatizar o excelente resultado, divulgado recentemente, do Índice de Educação Básica (Ideb), obtido por Alagoas em todo o território nacional: “Poder estar aqui falando com professores que formam professores nesta universidade,  quando vemos o resultado do Ideb e o estado de Alagoas se coloca não mais na condição como periférico e sim, como protagonista, ficando entre os três estados do país que tiveram o privilégio de escolas notas 10, começo a olhar para a frente e enxergar, com muita propriedade, aquilo que está acontecendo. Essa revolução silenciosa que o seu governo está fazendo no estado, que conta com o apoio da nossa universidade. É a revolução pela educação, educação transformadora que vai transformar a vida das pessoas e de Alagoas”.

Ao cumprimentar os presentes, comemorando a iniciativa, parceria e equipes envolvidas, a vice-reitora Eliane Cavalcanti ressaltou que “essa história não para aqui, pelo contrário. Essa história já vem de um longo tempo. Todos que passaram por aquele espaço, acreditaram que era possível fazer a diferença na vida de uma comunidade do entorno e da nossa comunidade, abraçando a causa que é a educação.  Educar não é fácil, nunca foi. Acreditar que só a educação transforma é fundamental e é esse o papel e é essa a missão que a nossa universidade traz cotidianamente. O nosso principal objetivo e a nossa principal meta é formar bons cidadãos e excelentes profissionais”.

E, reforçou que “Essa é a Ufal que veio pra ficar, e essa parceria faz a diferença e vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas, de muitas mães e na universidade esse espaço será delas e para elas”.

O Colégio de Aplicação tem como finalidade desenvolver, indissociavelmente, atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco nas inovações pedagógicas para as infâncias, bem como na formação docente inicial e continuada. Conforme a diretora da unidade escolar, Aline Ferreira, a ampliação será gradativa, com possibilidades de integralização em todos os níveis

“Há 40 anos o nosso Colégio de Aplicação funciona num espaço adaptado. Pela primeira vez na história nós teremos um prédio pensado com todo carinho para nossas crianças. Um espaço de excelência para articular as práticas de ensino, de pesquisa e de extensão acolhendo alunos dos cursos de graduação e de bacharelamento em várias áreas, e voltadas para a inovação pedagógica”, disse Aline que destacou todo o apoio do reitor Tonholo, para que se alçasse novos voos, assim como, o interesse do governador Paulo Dantas para que o projeto se consolidasse.

A vice-diretora Surama Angélica discorreu sobre o longo e árduo processo desenvolvido “por muitas mãos na universidade”. Agradeceu à equipe do CapTV, aos representantes da gestão da Ufal e dos órgãos estaduais diretamente envolvidos para efetivação da futura sede do colégio. Enalteceu a importância das parcerias, incluindo às mães dos alunos, pela confiança depositada no trabalho do colégio. 

“Pela primeira vez, nós vamos ter um espaço dentro da universidade pensado para a educação básica.  Desejo que novas escolas se projetem a partir dessa e que a gente possa fazer em nosso estado uma educação mais crítica, civilizada e política”, disse a diretora do Centro de Educação (Cedu), Mariana Raggi. Durante a sua fala destacou nomes que considera importantes pelo desempenho de um trabalho em todo processo de crescimento e consolidação da unidade escolar.

Parceria e prioridade

O governador Paulo Dantas, ao dizer que educação é prioridade em sua gestão, destacou que, dentro da competitividade entre os estados do Brasil, Alagoas foi o segundo estado, proporcionalmente, que mais concedeu bolsas de mestrado e de doutorado. Aproveitou para parabenizar a equipe de seu governo, pelo empenho ao trabalho com essa finalidade, otimizar a educação e o conhecimento, assim como o trabalho empreendido pelos reitores de instituições alagoanas pelo esforço e gestão ativa, acreditando que educação é fundamental. 

Parabenizou a gestão da Ufal e a equipe do Colégio de Aplicação pelo empenho para que o projeto se concretizasse. Afirmou ser o Cria um programa extraordinário. “Na minha opinião, é o programa mais estruturado que nós temos na área da primeira infância, entre todos os programas que nós temos Brasil afora. Porque ele contempla três eixos: educação, saúde e transferência de renda do desenvolvimento humano”.  

“Tudo que vocês fazem, fazem com amor, fazem com carinho, dedicação e se entregam de corpo e alma pela causa. E nós garantimos essa estrutura moderna, adequada para a nossa universidade. É um ganho extraordinário para o estado de Alagoas. Parabenizo à aguerrida equipe da Ufal”.

Ao destacar que no Programa Cria tudo é pensado para a criança, desde as formas, formatos, sequenciamentos de cores, equipamentos, a secretária da Primeira Infância, Caroline Leite, falou da importância da unidade escolar para a comunidade, para os colaboradores e para os estudantes de vários cursos, que vão utilizar o equipamento como campo de estágio. 

Representando a Secretaria Estadual de Educação, a secretária executiva Maria Jevan Tenório, disse estar feliz pela parceria com a Ufal, para ações na área. Também reforçou a importância do Programa Cria, detalhando a estrutura física, dotada de 100% de segurança ambiental. Citou o Programa Escola do Coração, já com quatro unidades construídas, como mais um investimento na educação, área prioritária do governo de Alagoas. A obra do Colégio de Aplicação da Ufal será executada pela Gerência de Educação do Programa Cria da Secretaria de Educação de Alagoas (Seduc-AL). 

A nova sede do CapTV ampliará o corpo técnico qualificado para o atendimento ao público-alvo, bem como a formação de professores habilitados para lecionar da creche ao ensino médio. Na solenidade foi também assinada, entre o reitor e o governador, a ordem de serviço para ser construída, no Campus A.C. Simões, uma unidade estadual de ensino, dentro do Programa Escola do Coração.