Instituto de Física celebra 50 anos com uma série de atividades
Cerimônia, no dia 23 de setembro, vai homenagear a comunidade acadêmica que faz parte da história do IF
No ano do Jubileu de Ouro do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) uma vasta programação tem sido preparada para celebrar a marca. Entre as atividades haverá uma cerimônia oficial no auditório da Reitoria, na segunda-feira, 23, a partir das 14h.
Além de atrações culturais apresentadas por alunos e professores do IF, a professora Maria Tereza fará uma palestra relembrando os principais fatos históricos dos 50 anos do Instituto. A convidada especial neste dia comemorações será a professora aposentada Lenilda Austrilino, primeira mulher formada em Física pela Ufal. Ela vai compartilhar um pouco das suas vivências durante o período em que esteve no curso como aluna e docente.
A cerimônia encerra com uma sessão de homenagens por meio da entrega de placas comemorativas. Ainda como parte das celebrações, o tema da Expofísica, o maior evento de extensão do IF, vai lembrar os 50 anos do curso de Física na Ufal. “Além da exposição, também estamos produzindo vídeos que contam esta história e que podem ser visualizados no perfil do Instagram do Instituto de Física e da Expofísica”, adiantou o diretor Elton Malta.
Entre os vídeos mais recentes está a homenagem ao professor Jenner Barreto Bastos, referência internacional em Física e que recebeu o título de Professor Emérito pelo Conselho Universitário (Consuni). Os dois perfis na rede social também estão divulgando uma série de vídeos sobre temas que impactaram essas cinco décadas, e mostram curiosidades como a construção e ascensão do 1° laser de nitrogênio em Alagoas, em meados de 1970 e 1980. Os docentes do curso se envolveram ativamente no projeto de divulgação da Física no Instagram e estão participando de episódios que apresentam de forma simples e leve as linhas de pesquisa trabalhadas por eles.
50 anos consolidados
Atualmente o Instituto de Física possui dois cursos de graduação: a Licenciatura e o Bacharelado. Ambos têm entrada anual de 40 alunos e contam com 222 matrículas ativas no total. O curso de bacharelado funciona em regime diurno integral (matutino e vespertino) e a licenciatura apenas no período noturno.
O Programa de Pós-graduação em Física da Matéria Condensada existe desde 1992, e possui conceito 5 pela Capes, com mestrado e doutorado. O IF também sedia um polo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e tem um quadro permanente de 34 professores, dos quais 23 são bolsistas de produtividade do CNPq. Os 11 servidores técnicos completam a equipe atuando nos setores administrativos e nos 24 laboratórios de ensino e pesquisa.
“Ao longo destes 50 anos de história, o curso de Física vem cada vez mais se consolidando no cenário científico nacional e internacional. Apesar do protagonismo em pesquisa, o curso de Física nunca deixou de se preocupar com a formação de professores e da melhoria dos índices educacionais em nosso Estado promovendo ações de extensão, como a Expofísica e a premiação das Olimpíadas de Física, e capacitando professores em nosso programa de mestrado profissional”, destacou Elton.