Instituto de Física celebra 50 anos com uma série de atividades

Cerimônia, no dia 23 de setembro, vai homenagear a comunidade acadêmica que faz parte da história do IF

Por Manuella Soares - jornalista

No ano do Jubileu de Ouro do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) uma vasta programação tem sido preparada para celebrar a marca. Entre as atividades haverá uma cerimônia oficial no auditório da Reitoria, na segunda-feira, 23, a partir das 14h.

Além de atrações culturais apresentadas por alunos e professores do IF, a professora Maria Tereza fará uma palestra relembrando os principais fatos históricos dos 50 anos do Instituto. A convidada especial neste dia comemorações será a professora aposentada Lenilda Austrilino, primeira mulher formada em Física pela Ufal. Ela vai compartilhar um pouco das suas vivências durante o período em que esteve no curso como aluna e docente.

A cerimônia encerra com uma sessão de homenagens por meio da entrega de placas comemorativas. Ainda como parte das celebrações, o tema da Expofísica, o maior evento de extensão do IF, vai lembrar os 50 anos do curso de Física na Ufal. “Além da exposição, também estamos produzindo vídeos que contam esta história e que podem ser visualizados no perfil do Instagram do Instituto de Física e da Expofísica”, adiantou o diretor Elton Malta.

Entre os vídeos mais recentes está a homenagem ao professor Jenner Barreto Bastos, referência internacional em Física e que recebeu o título de Professor Emérito pelo Conselho Universitário (Consuni). Os dois perfis na rede social também estão divulgando uma série de vídeos sobre temas que impactaram essas cinco décadas, e mostram curiosidades como a construção e ascensão do 1° laser de nitrogênio em Alagoas, em meados de 1970 e 1980. Os docentes do curso se envolveram ativamente no projeto de divulgação da Física no Instagram e estão participando de episódios que apresentam de forma simples e leve as linhas de pesquisa trabalhadas por eles.

50 anos consolidados

Atualmente o Instituto de Física possui dois cursos de graduação: a Licenciatura e o Bacharelado. Ambos têm entrada anual de 40 alunos e contam com 222 matrículas ativas no total. O curso de bacharelado funciona em regime diurno integral (matutino e vespertino) e a licenciatura apenas no período noturno.

O Programa de Pós-graduação em Física da Matéria Condensada existe desde 1992, e possui conceito 5 pela Capes, com mestrado e doutorado. O IF também sedia um polo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e tem um quadro permanente de 34 professores, dos quais 23 são bolsistas de produtividade do CNPq. Os 11 servidores técnicos completam a equipe atuando nos setores administrativos e nos 24 laboratórios de ensino e pesquisa.

“Ao longo destes 50 anos de história, o curso de Física vem cada vez mais se consolidando no cenário científico nacional e internacional. Apesar do protagonismo em pesquisa, o curso de Física nunca deixou de se preocupar com a formação de professores e da melhoria dos índices educacionais em nosso Estado promovendo ações de extensão, como a Expofísica e a premiação das Olimpíadas de Física, e capacitando professores em nosso programa de mestrado profissional”, destacou Elton.