Nova sede do Colégio de Aplicação da Ufal vai começar a ser construída

Prédio é resultado da parceria entre a Universidade e o governo de Alagoas

Por Ascom Ufal com informações Ascom Seduc
A estrutura tem capacidade para atender até 200 alunos em tempo integral. Imagem: Ascom Seduc

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o governo do estado de Alagoas, celebra, na próxima segunda-feira (9), o termo de parceria que resultará na construção da nova sede do Colégio de Aplicação Telma Vitória (Captv), localizado no Campus A.C. Simões, em Maceió. Na ocasião, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e o governador Paulo Dantas vão assinar a ordem de serviço para dar início às obras.

O prédio onde funcionará o Captv fica no terreno próximo à Biblioteca Central e terá a estrutura semelhante à de outras unidades do programa Criança Alagoana (Cria), que fazem parte do padrão adotado pelo executivo estadual para as unidades de educação infantil, com 12 salas de aula e um ginásio poliesportivo.

De acordo com a Superintendência da Rede Estadual de Ensino (Sure), a nova sede do Colégio de Aplicação Telma Vitória terá capacidade para atender até 200 crianças com estrutura completa. A obra está estimada em cerca de R$ 4,5 milhões e deve gerar cerca de 40 empregos, diretos e indiretos, durante a fase de construção. A unidade também terá espaços de convívio, seis salas para creche e pré-escola, uma sala multiuso, refeitório, sala dos professores, sala da coordenação, secretaria, diretoria, cozinha, copa, lavanderia e rouparia, além de despensa, banheiros, almoxarifado, horta, solário, pátio coberto e playground.

A Ufal, que será a gestora do espaço escolar, é a primeira universidade do estado a ser contemplada por uma estrutura nos moldes do Cria, o que vai possibilitar a ampliação do serviço e dos níveis de aprendizagem pelo Captv. De acordo com Aline Ferreira, diretora do Colégio, a ampliação dos níveis de atendimento será gradativa, além da possibilidade de integralização em todos os níveis. O início das atividades letivas está previsto para fevereiro de 2025.

O Captv atende, atualmente, 90 crianças, sendo 12 com transtorno do espectro autista e que também serão beneficiadas com a mudança. O novo prédio terá, além dos profissionais de apoio que dão suporte aos alunos, uma sala de recursos com equipamentos necessários para um melhor atendimento dessas crianças.

Campo de pesquisa e de estágio

É importante ressaltar que além de prestar o serviço de educação infantil para mais de 90 famílias, tanto da comunidade universitária, como das pessoas do entorno, uma das prioridades do Colégio de Aplicação da Ufal é capacitar alunos de Pedagogia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Relações Públicas, Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Fonoaudiologia, entre outros cursos, ofertando um ambiente de aprendizado prático e também servindo como campo para o desenvolvimento de pesquisas e de projeto de extensão.

Aline Ferreira finaliza com as expectativas para os próximos anos: “O que se espera do novo ambiente é que ele garanta educação infantil de qualidade, uma vez que contemplará os parâmetros de infraestrutura para a faixa etária atendida.”

Clique aqui e conheça a história do Colégio de Aplicação Telma Vitória ao longo dos seus 40 anos de atividade na Ufal.

Parceria pela educação

Além do Colégio de Aplicação, o convênio firmado entre a Ufal e o governo de Alagoas, na próxima segunda-feira, também prevê a construção de uma escola de ensino médio. A nova escola estadual será do tipo 12 salas, contando, ainda, com ginásio poliesportivo. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a unidade terá capacidade para acolher até 600 alunos em tempo integral, reunindo auditório, biblioteca, salas de informática e do grêmio, laboratórios, bicicletário, pátio coberto, cozinha completa e área de estacionamento.

Orçada em cerca de R$ 12,5 milhões, a escola vai gerar quase 50 empregos, diretos e indiretos, durante a fase de construção. Vale destacar que a unidade é parte integrante do programa Escola do Coração, que prevê a construção, até 2026, de 56 novas unidades de ensino em todo o estado.

A solenidade de assinatura das ordens de serviço contará com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas, da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, além da equipe e das famílias que são atendidas pelo Captv.