Painel Datajovem é lançado com incentivo a políticas públicas para juventude

Pesquisa foi desenvolvida numa parceria entre Ufal e Governo de AL

Por Ascom Ufal
Lançamento Painel Datajovem

Foi lançado no último dia 12 de setembro, no Palácio do Governo de Alagoas, o painel Datajovem, pesquisa desenvolvida através de uma parceria entre o Labjuve, grupo de pesquisa sediado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (ICS/Ufal), e três secretarias de estado: Secretaria de Lazer, Esporte e Juventude (Selaj), Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo a pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

A pesquisa identificou os cenários e as necessidades da juventude no estado. A partir daí, com uma busca ativa nas comunidades de maior vulnerabilidade social, outro projeto, conhecido como “Tô No Corre” irá capacitar os jovens para o mercado de trabalho.

O professor João Bittencourt, coordenador do Labjuve e coordenador-geral do Datajovem, destacou na ocasião a importância do painel para a produção científica local e principalmente para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude alagoana, seja no campo da educação, do trabalho, da saúde, do lazer, etc.

“A pesquisa Datajovem teve início em fevereiro de 2023 e se estendeu até o final do ano corrente. Ela é pioneira, pois é a primeira vez que o estado dispõe de um banco de dados coletados a partir da imersão de pesquisadores nos 102 municípios do estado”, afirmou.

Além do professor João Bittencourt, também estiveram na equipe os professores Fernando Rodrigues e Júlio Gaudencio, do ICS e a professora Marina Rebeca Saraiva, antropóloga do Centro de Educação (Cedu); além de estudantes de pós-graduação e graduação.

O painel pode ser acessado no portal Alagoas em dados