Pinacoteca da Ufal celebra 43 anos com exposição de artistas locais

“Coleção Pinacoteca” teve o objetivo de difundir e preservar a memória artística alagoana

Por Bruna Tojal - estudante de Jornalismo

Para celebrar os 43 anos, a Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou a exposição “Coleção Pinacoteca”, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de setembro, no Centro de Convenções de Maceió, durante o Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído (Eneac).

Reunindo grandes nomes da arte contemporânea alagoana, a mostra foi realizada com o propósito de difundir e preservar a memória artística local, através de obras tridimensionais que permitiram os visitantes observarem as artes sob várias perspectivas. Em parceria com a Casa Jardim, a Coleção Pinacoteca contou com obras dos artistas Bárbara Lessa, Marta Arruda, Martha Araújo e Rogério Gomes, escolhidas a dedo pela curadoria da museóloga Cinthia Rodrigues, que pensou em cada detalhe do espaço expositivo. A museóloga conta que o processo foi pensado com o objetivo de proporcionar uma interação visual e inspirar reflexões sobre bem-estar e estética, em concordância com o evento.

“Mostramos como o design ergonômico pode contribuir para a criação e possibilidade de exploração do ambiente em diferentes ângulos, assim, vem a escolha das palavras “Comece, contemple, processe e crie”, que não precisam ser seguidos em sequência, mas são pontos importantes para iniciar a reflexão”, destacou Cinthia.

Esteve presente na abertura da exposição, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo e o diretor da Pinacoteca, Victor Sarmento, que contou com entusiasmo sobre poder ser instrumento de realização do papel social da Pina: “Nos seus 43 anos de existência, a Pinacoteca da Ufal consolidou-se como um museu de referência das artes visuais de Alagoas e um espaço de conhecimento. É motivo de muita alegria fazer parte de uma instituição aberta à diversidade, criativa e conectada aos movimentos sociais.” revelou o diretor.

A mostra foi guiada pelos monitores do Eneac, também estudantes da Universidade, que apresentaram a história das obras e curiosidades sobre o processo de criação e a vida dos artistas, fomentando ainda mais o conhecimento sobre a arte local.

Sobre o Eneac

A proposta de realizar um Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído surgiu em 2006, durante o Congresso da Abergo em Curitiba. O primeiro evento focado nessa temática ocorreu em novembro de 2007, na cidade de Recife. Já o Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral (SBAI) logo se associou ao Eneac, e ambos passaram a ser realizados conjuntamente.

Tanto o Eneac quanto o SBAI têm como objetivo reunir a comunidade acadêmica, composta por pesquisadores, docentes, discentes e profissionais que atuam nas áreas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a esses temas. Dessa forma, esses eventos proporcionam um espaço para aprofundamento e troca de experiências sobre práticas e atuações profissionais nessas áreas interligadas, que são essenciais para a promoção da qualidade de vida.