Prêmio Meninas e Mulheres na Ciência vai destacar 72 nomes da Ufal

Alunas e professoras serão premiadas por suas contribuições acadêmicas; propostas podem ser enviadas até o dia 20 de setembro

Por Manuella Soares - jornalista

Celebrar uma presença forte e importante para o mundo científico. Essa é a inspiração do 2º Prêmio Meninas e Mulheres na Ciência promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep). As inscrições foram prorrogadas até o dia 20 de setembro e vai premiar até 72 destaques em quatro categorias.

A iniciativa considera a importância de reconhecer o mérito e as contribuições das cientistas, e servir de vitrine às meninas e mulheres que tiveram seus trabalhos destacados na ciência. “A premiação é muito mais do que um simples reconhecimento de realizações individuais. É uma ferramenta poderosa para inspirar, motivar e catalisar mudanças em um campo historicamente dominado por homens. Ao dar visibilidade às contribuições das mulheres, esses prêmios desafiam estereótipos, promovem modelos de referência e incentivam a próxima geração de cientistas”, destacou a coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propep), Magna Suzana.

O edital foi divulgado inicialmente contemplando três categorias, Meninas na Ciência, Jovens Pesquisadoras e Pesquisadoras Docentes, seguindo a proposta da primeira edição. Mas uma retificação da Propep incluiu uma novidade para a edição deste ano: a categoria Pesquisadora Docente Inovadora. “Além disso, outra mudança foi importante, e este ano iremos premiar as jovens pesquisadoras docentes em início de carreira. A novidade também é o modelo de avaliação, que vai considerar uma métrica mundialmente utilizada, o índice H, que será coletado do Google Acadêmico”, explicou.

As candidatas só poderão concorrer em uma única categoria, mas quem já se inscreveu no prêmio e deseja mudar de categoria, pode enviar nova proposta. De acordo com a comissão avaliadora, será considerada apenas a última candidatura.

“É crucial continuar apoiando e expandindo essas iniciativas de premiação, garantindo que elas alcancem mulheres de diversas origens e áreas científicas. Ao fazer isso, não estamos apenas reconhecendo o talento e a dedicação de indivíduos excepcionais, mas também investindo no futuro da ciência e da sociedade como um todo. Um futuro onde o potencial de todos, independentemente de gênero, é plenamente reconhecido e aproveitado para o avanço do conhecimento humano e o bem-estar global”, reforçou Magna.

Sobre o prêmio

Poderão submeter propostas na categoria Meninas na Ciência as alunas contempladas com a certificação da excelência acadêmica no 33° Congresso Acadêmico de Iniciação Científica (Caic) e no 16° Congresso Acadêmico de Iniciação Tecnológica (Cait) da Ufal. Serão premiadas até 18 estudantes, sendo 9 do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e 9 do Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Pibit). A comissão avaliadora vai escolher três estudantes em cada uma das grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

Para concorrer, basta enviar proposta e documentação por meio do formulário eletrônico disponível aqui.

A segunda edição do prêmio também vai destacar mestres e doutoras na categoria Jovens Pesquisadoras, que contempla as autoras das melhores dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação da Ufal no ano de 2023. Três pesquisadoras que concluíram mestrado e três do doutorado em cada área vão receber o prêmio de Jovens Pesquisadoras, totalizando até 18 premiadas. Para concorrer, os documentos devem ser enviados pelo link .

Já na categoria Pesquisadoras Docentes podem submeter propostas as professoras com vínculo ativo com a Ufal e com título de doutorado a partir de 2014, desde que não seja bolsista de produtividade. A comissão organizadora vai escolher até seis docentes de cada uma das grandes áreas de avaliação reconhecidas pela Capes. As concorrentes desta categoria devem submeter as propostas no link .

E na nova categoria incluída nesta 2ª edição do prêmio também receberão a honraria até 18 docentes. Podem submeter propostas as professoras com vínculo ativo com a Ufal que atuem na inovação. Nesta categoria é permitida a candidatura de professoras bolsistas de produtividade do CNPq por meio do link disponível aqui .

Cada categoria considera critérios diferentes de avaliação. Todos estão especificados no edital, disponível aqui, com detalhes sobre a comissão e a pontuação por categoria. O resultado final será conhecido no dia 18 de outubro e a cerimônia de outorga do prêmio às contempladas está marcada para o dia 30 do mesmo mês, às 9h, no auditório da Reitoria, Campus A. C. Simões, em Maceió.

Em caso de dúvidas, as candidatas podem enviar e-mail para cpq@propep.ufal.br com o assunto “2º Prêmio Meninas e Mulheres na Ciência".

Acesse aqui o edital completo.