Programa Global Doutores do Solo é implementado ao Pronera

Este é o primeiro projeto piloto no Brasil e tem como metas a erradicação da pobreza e da fome

Por Ascom Ufal

O Programa Global Doutores do Solo (PGDS) é uma iniciativa da Aliança Mundial do Solo (AMS) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e tem por objetivos promover em escala global, entre agricultores, conhecimentos sobre o uso e manejo sustentável do recurso finito, além de desenvolver capacidades na agricultura familiar para enfrentar as mudanças climáticas.

O programa, que tem como metas a erradicação da pobreza e da fome, foi implementado no Brasil no último dia 15 de agosto, por professores do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (Ceca/Ufal). Participam do projeto as professoras Regla Toujaguez,.Vanuze Costa e Marilia Grugiki, juntamente com os professores José Roberto Santos e Hugo Costa.

Foram selecionados para a formação no programa 20 agricultores, estudantes do curso de bacharelado em Agroecologia do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do qual fazem parte também técnicos de meio ambiente e de secretarias da agricultura familiar.

Este é o primeiro projeto piloto no Brasil e a escolha desse grupo levou em consideração o exemplo do Pronera como uma das maiores experiências de educação do campo no país e em Alagoas. “O Pronera tem demonstrado seu poder libertador e transformador do sujeito a través da educação, lhe permitindo se apropriar de novos conhecimentos, aliados ao seu conhecimento prévio, para melhorar a sua realidade no campo, respeitando e valorizando sempre a indissociabilidade desse sujeito com o seu território”, afirma a professora Regla Toujaguez, coordenadora do projeto.

O programa, que terá duração de um ano e meio (implementação, aulas teórico-práticas, verificação da aprendizagem, monitoramento e avaliação da replicação do programa), teve o seu cronograma de execução aprovado pela FAO em 26 de abril, tendo como base o projeto intitulado “Implementação e monitoramento do Programa Global da FAO: Doutores dos Solos à escala piloto, em associações do Leste do estado de Alagoas”. O projeto, o qual será o primeiro do Programa Soil Doctors da FAO implementado no Brasil, terá como promotores iniciais uma equipe de professores-pesquisadores que atuam junto ao Laboratório de Geologia e Recursos Naturais (Labgren) do Campus Ceca da Ufal.

A capacitação dos primeiros formadores de doutores do solo do Pronera se enquadra como formação complementar dos futuros bacharéis, dentro da disciplina eletiva: Produção de adubos orgânicos, partilhada pelas professoras Vanuze Costa e Regla Toujaguez. E segue o modelo da Pedagogia da Alternância que norteia o Pronera: o “tempo universidade” e o “tempo comunidade”, contando com quatro encontros divididos em três seções de atividades teórico-práticas e uma, de atividades totalmente práticas.

Nos dois encontros iniciais, foram abordados e avaliados, na teoria e na prática, os temas relacionados aos aspectos focais: “O que é o solo? “e “Como melhorar o conteúdo de matéria orgânica do solo”. “Trazendo ao contexto sempre exemplos comparativos do solo local com o solo dos territórios dos agricultores do curso. Sendo agora, melhor contextualizada essa aprendizagem no tempo comunidade”, explica a professora.

Ela lembra que os potenciais Doutores dos Solos no estado de Alagoas poderão obter a certificação somente após assinatura do termo de compromisso da integralização do módulo e, de treinarem (na 2ª etapa do curso), nas suas comunidades, ao menos cinco agricultores. “Se transformando em Doutores do Solo certificados pela FAO e sendo referência para outros Agricultores no conhecimento sobre os solos locais, eles estarão prontos para continuar repassando e multiplicando os conhecimentos adquiridos formando novos potenciais Doutores dos Solos”, diz.

A expectativa é de que até a finalização do programa piloto possam ser capacitados e formados ao menos 20 Doutores do Solo dentro do estado de Alagoas. O escalonamento desta experiência Piloto em outros municípios e/ou regiões do estado será monitorada no projeto pela equipe promotora do Ceca.