Tarde festiva na comemoração dos 50 anos do curso de Física da Ufal

Física foi a primeira graduação da Ufal com Conceito 4 e a primeira pós-graduação que alcançou o Conceito 5

Por Diana Monteiro - jornalista - Fotos: Isadora Ulisses
Tarde festiva na comemoração dos 50 anos do curso de Física da Ufal

Palestras, depoimentos, homenagens e apresentação artístico-cultural pautaram a comemoração do jubileu de ouro do curso de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com solenidade realizada na segunda-feira (23), no auditório da Reitoria. Os 50 anos do curso foi enaltecido pelo diretor do Instituto de Física (IF), Elton Malta, que disse estar muito feliz pela comemoração, e teceu agradecimentos a todos que proporcionaram a realização da solenidade.

O professor Elton Malta também destacou o empenho dos que trabalharam para o crescimento do curso e continuam se dedicando a sua evolução por meio das graduações (Licenciatura e Bacharelado), extensão, pesquisa e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). “Sinto-me honrado e lisonjeado com a comemoração do jubileu de ouro. Espero que aproveitem essa tarde especial”, frisou o diretor.

Presente à comemoração, o reitor Josealdo Tonholo enfatizou ser o momento comemorativo muito especial: “São 50 anos de muita história a ser contada. Jubileu de ouro de um curso que tem por excelência uma formação muito forte. Foi a primeira graduação da Ufal que obteve o conceito 4 e a primeira pós-graduação que alcançou o conceito 5 na instituição. A Física tem grande contribuição na evolução da graduação e pós-graduação da Ufal”, destacou. Tonholo aproveitou para enfatizar o jubileu de ouro, também este ano, dos cursos de Matemática, Química e Biologia e disse que, assim como Física, o tempo de criação dessas graduações coincide com a construção do Campus A. C. Simões.

Além do diretor Elton Malta e do reitor Tonholo, fizeram parte da mesa de abertura, o vice-diretor do IF, Pedro Valentim; a coordenadora do Bacharelado, Maria Socorro Seixas Pereira; o coordenador da Licenciatura, Guilherme Martins Alves Almeida; o coordenador do curso de Pós-graduação em Física, Ítalo Marcos Nunes de Oliveira; e o coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Física, Wagner Ferreira da Silva.

As professoras Lenilda Austrilino e Maria Tereza Araújo participaram do evento comemorativo como palestrantes, tendo como ponto em comum, em suas respectivas abordagens, a evolução e importância da Física para a Ciência e para a sociedade, assim como, o crescimento do curso na Ufal nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Lenilda abordou o tema A Física como Ciência Transformadora e aprofundou a palestra nos sub-temas:  O que podemos fazer para transformar? e Educação Progressista. Tereza discorreu sobre os 50 anos de criação e evolução do curso de Física, com enfoque em: Ciência/Física, Física no Brasil e Física na Ufal. Ela informou sobre a edição de 2024 da Expofísica, a se realizar de 16 a 18 de outubro. Coordenadora do evento, ela destacou que este ano estão inscritos 2.120 estudante, oriundos do ensino médio.

Homenagens

A tarde comemorativa contou, também, com a apresentação de uma banda musical formada por professores e alunos do Instituto de Física e a exibição de vídeo com depoimentos enaltecendo o curso, sua excelência na formação de recursos humanos e dedicação do corpo docente. Homenagens, com distribuição de placas, integraram aa programação, contemplando representantes dos três segmentos da unidade acadêmica. Foram homenageados do corpo docente os professores Jenner Barretto Filho, Antônio José Ornelas, Heber Ribeiro e Tereza Araújo.

No segmento administrativo, receberam placa comemorativa os servidores Ricardo Fortes, Lays Rosa Leite, Elijane Gustavo dos Santos e José Miguel de Brito. Uma homenagem póstuma foi feita ao técnico Helton Ferreira, pela valiosa contribuição ao curso. A placa foi recebida pela sua esposa, Isadora Souto. Também foi homenageado, com recebimento de placa, o aluno do doutorado José Luciano Rêgo Bezerra, como representante do segmento discente.

A solenidade dos 50 anos do curso de Física foi encerrada com uma confraternização no hall da Reitoria.