Transição da infância para a adolescência será tema de evento no HU

Mesa terá como foco o trabalho dos profissionais de saúde com o público adolescente e suas demandas

Por Jacqueline Freire - jornalista

Na sexta-feira, 27 de setembro, a partir das 14h, acontece no auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (HU/Ufal), a mesa “A Transição da Infância para a Adolescência: como os profissionais de saúde podem apoiar e promover a qualidade de vida de adolescentes?”.

Segundo a professora Maria Izabel Andrade, coordenadora da ação, entre os principais problemas enfrentados pelos adolescentes atendidos no HU hoje estão os desvios do estado nutricional, ocasionados por fatores como puberdade precoce, sedentarismo, consumo alimentar rico em produtos industrializados e ultraprocessados. “Ao mesmo tempo, lidamos com muitos adolescentes com possíveis distúrbios alimentares e de autoimagem em virtude da busca por padrões de beleza inalcançáveis”, explica.

Daí a importância de uma atividade que busque trabalhar o melhor modo dos profissionais de saúde abordarem esse público. “Os profissionais, ao mesmo tempo em que geram a autonomia e empoderamento do adolescente, devem trabalhar junto à família para que as práticas em saúde sejam aceitas e implementadas na rotina diária”, afirma.

Segundo ela, o cuidado deve ser multiprofissional, com atenção às particularidades bioquímicas e sociais desta fase da vida. “O profissional deve tratar com empatia aproximando seu vínculo com o adolescente para que seja criado um canal de comunicação seguro e eficaz. Dessa forma, a adesão à intervenção em saúde será bem-sucedida”, diz.

“Os indivíduos nessa faixa etária muitas vezes são tratados como pertencentes ao grupo pediátrico, quando, na verdade, eles têm características próprias, desde fisiológicas a ambientais. Então, aproveitando o dia nacional do adolescente, a liga acadêmica de nutrição clínica materno infantil aproveita a oportunidade para trazer à tona a importância de atualizações para a prática profissional e maiores pesquisas na área da hebiatria”, completa a professora.

O evento, é uma iniciativa da Liga Acadêmica de Nutrição Clínica Materno Infantil (Lancmi), do curso de Nutrição da Ufal. Os participantes terão certificado de 6 horas pela Lancmi. Mais informações, no perfil @lancmi.ufal ou no site. Inscrições aqui.