Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufal divulga extrato de oferta tecnológica

Universidade criou três programas que irão beneficiar à sociedade

Por Jacqueline Freire - jornalista

O Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufal abriu extrato de oferta tecnológica para selecionar as propostas mais vantajosas e adequadas para concessão de licença de direito de uso e exploração em caráter de exclusividade para três programas de computador. O envio das propostas deve ser feito até 31 de janeiro.

Para se inscrever, a empresa deve estar habilitada jurídica, econômica e tecnicamente para a aquisição do direito de uso e de exploração de tecnologias (programas de computador) descritas no edital, com exclusividade, por meio de celebração de instrumento de licenciamento de tecnologia.

Para isso as empresas devem submeter a documentação necessária, que avalia se a empresa tem conhecimento na área da tecnologia, se tem intenção de desenvolver mais o programa de computador, qual o percentual de royalties pretende repassar a Ufal, entre outras informações. A partir daí a negociação dos detalhes do contrato é feita entre a equipe do NIT e inventores do programa e a equipe da empresa, para ganhar a empresa cuja oferta for mais vantajosa para a Universidade..

Os programas criados são: Sistema de cadastro Cria (Criança Alagoana), com o propósito de registrar as famílias interessadas em se tomar beneficiárias da política de assistência social Cria, uma iniciativa que dá ajuda financeira para gestantes e mães de crianças de até seis anos de idade, no estado de Alagoas. O sistema também registra dados de avaliações gestacionais, nutricionais e acompanhamento vacinal das crianças.

O segundo programa é a Plataforma Oxetech, que concentra cursos para formação tecnológica e também contém oferta de oportunidades de mercado na área de tecnologia da informação para pessoas residentes no estado de Alagoas. Na plataforma, é possível encontrar as seguintes iniciativas:  OxeTech Lab, que oferece cursos de tecnologia da informação e inovação nas modalidades remotas e presenciais; OxeDin, onde empresas do estado podem oferecer oportunidades de trabalho; e OxeTech Work, onde o governo de Alagoas faz parcerias com empresas do estado para financiar estágios remunerados, contribuindo na formação de pessoas em áreas de tecnologia da informação.

O último programa criado é o Sistema do Observatório do Turismo de Alagoas, uma ferramenta que une todas as informações do trade turístico de Alagoas, tornando muito mais fácil, transparente e prático o acesso às informações. Para o turista, é possível selecionar regiões, cidades e os assuntos sobre o qual a pessoa deseja obter informações. Para a secretaria de turismo, o sistema condensa diversas bases de dados, podendo ser alimentado com novos dados e gera relatórios por meio de modernos dashboards.

Segundo Carolina Sá, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, o edital vai permitir que o conhecimento gerado na universidade seja aplicado na vida real, beneficiando a sociedade e também trazendo retorno financeiro à universidade como contrapartida dos gastos envolvidos no esforço de criação da tecnologia.

“Os programas de computador já foram criados e registrados junto ao INPI, com o edital, será permitido o uso e exploração da tecnologia desse programa de computador pela empresa licenciada”, informa.

Confira mais informações e a lista de documentos necessários no site.