Projeto de extensão beneficia mais de mil alunos com ações sobre trânsito
Estudantes do curso de Licenciatura em Geografia EaD promovem transformação e conscientização em escolas públicas
- Atualizado em 24/01/2025 18h24
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Mais de 1.000 alunos de escolas públicas de Alagoas e até mesmo fora do estado foram beneficiados pelo projeto de extensão "Cidade Educadora e o Trânsito em Questão". Organizado pelo curso de Licenciatura em Geografia, modalidade Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o projeto envolveu ações educativas realizadas em 2024, abrangendo diversas cidades polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com o objetivo de promover a conscientização e a educação para um trânsito mais seguro.
“Nosso objetivo é transformar a concepção de cidade educadora em realidade, usando a educação para o trânsito como eixo central. As ações envolveram investigações sobre acidentes e formação de multiplicadores, culminando em intervenções educativas em escolas”, explicou a professora Gilcileide Rodrigues da Silva, coordenadora do curso de licenciatura em Geografia EaD e do projeto.
O projeto foi dividido em três etapas. Na primeira, os alunos investigaram estatísticas de vítimas fatais de trânsito nos últimos três anos, tanto em Alagoas quanto no Brasil. Na segunda etapa, os participantes foram capacitados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) em temas como segurança de pedestres e ciclistas e a integração entre saúde e educação no trânsito. Por fim, a etapa presencial nas escolas contou com atividades planejadas pelos próprios estudantes, adaptadas às realidades locais.
“Essa abordagem interdisciplinar é essencial para a educação contemporânea. O projeto promoveu reflexões e mudanças nas comunidades escolares, mostrando o impacto que nossos alunos podem ter na sociedade”, destacou a professora Nivaneide Alves de Melo Falcão, também coordenadora da iniciativa.
As atividades foram realizadas nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Arapiraca, Cajueiro, Maceió, Maragogi e São José da Laje, envolvendo estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental e médio. No polo de Cajueiro, por exemplo, os alunos atuaram em escolas com temáticas voltadas ao aprendizado cotidiano no trânsito. Em Maragogi, as ações enfatizaram a segurança e a educação cívica. No total, participaram mais de 1.000 estudantes das escolas públicas, de diferentes regiões e contextos.
“Esse projeto é um marco para o fortalecimento da formação cidadã e para consolidar a extensão universitária como um dos pilares da educação à distância na Ufal. Estamos muito orgulhosos de nossos alunos e professores envolvidos”, pontuou a professora Lilian Figueiredo Voss, coordenadora da UAB/Ufal.
Para Pollyanna de Oliveira Bernardes, estudante de Geografia e servidora da Cied, participar do projeto de extensão do Curso de Licenciatura em Geografia EaD/Ufal foi uma experiência enriquecedora. “Aproximou os alunos da realidade da sala de aula e da experiência docente. Além disso, tratar de temas como o trânsito contribuiu para a conscientização de todos na perspectiva da construção de cidadãos preocupados com uma convivência que visa o bem-estar e a segurança”, destacou.
Pollyana também ressaltou o impacto social da iniciativa: “Os projetos de extensão cumprem com o legado de levar a Ufal para fora dos seus próprios muros e atuam com compromisso social junto à população alagoana”.
A realização do projeto contou com parcerias fundamentais, como o apoio financeiro da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) via Fundepes, a colaboração do Detran/AL e a recepção de diversas escolas públicas.