Projetos da Ufal colaboram com o sucesso de estudantes no Enem

O programa Conexões de Saberes e o projeto O mil é nosso contribuem na formação dos candidatos

Por Lenilda Luna - jornalista

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação tem grande importância, pois é uma das partes que mais pesa na composição da nota final do exame. O desempenho nesta etapa pode compensar notas mais baixas em outras áreas ou aumentar significativamente a nota geral.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) fomenta algumas iniciativas que colaboram para a taxa de sucesso dos estudantes oriundos de escolas públicas na redação do Enem. O programa Conexão de Saberes  e o projeto O mil é Nosso são dois deles. O Conexão de Saberes teve início em 2004, por iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com as universidades. Já o projeto O mil é nosso, foi desenvolvido por uma servidora da Ufal, a professora de Redação Lívia Soares.

Melhores notas do Pré-Enem Comunitário

O Pré-Enem Comunitário do Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal de Alagoas registrou 16 alunos com ótimo desempenho alcançado na redação do Enem 2024, alcançando notas superiores a 800 pontos. “Com isso a Ufal alcança mais um resultado que demonstra não apenas a qualidade do preparo oferecido pelo projeto da instituição, mas também a dedicação e o empenho dos estudantes em alcançar um desempenho de excelência”, destaca Janda Alencar, coordenadora do programa na Ufal.

Os alunos que obtiveram notas acima de 800 pontos no Programa Conexões de Saberes foram: Maria Alice - 960; Murilo Lima - 960; Júlia Clara - 940; Ana Katharina - 940; Felipe Gomes de Lima - 940; Mykaella Alves - 920; Larissa Lopes Ferreira - 920; Liriane Neves - 920 ;Chrystian - 920; Daniel Oliveira - 920 e Alana Nascimento - 900; Júlia Ester - 880; Amanda Rocha - 880; Felipe Alves Lima - 880; Daniel dos Santos - 880 e Lídia Luanny - 820

O Mil é Nosso

O projeto criado pela servidora da Ufal, Lívia Soares, que é professora de redação, tem como objetivo aumentar as chances de aprovação de estudantes das camadas populares, visando a inclusão de jovens da periferia no ensino superior público. “Sinto-me muito realizada com o apoio que venho recebendo da instituição onde trabalho para realizar esse projeto. É uma vitória ver esses estudantes que chegam com tantas dificuldades na redação e que, a partir das nossas aulas on-line, conseguem evoluir a ponto de tirar boas notas”, ressalta a servidora.

As aulas do Curso de Redação são ministradas pela professora e por bolsistas, de forma on-line, duas vezes ao mês. No decorrer do ano letivo, são aplicados simulados para avaliar a aprendizagem. No Enem 2024, o projeto O Mil é nosso alcançou o registro de 58 estudantes com notas de 900 para cima, e 28 estudantes com notas entre 800 e 880. “Nossos números comprovam que a escola pública pode ser feita com muita qualidade”, celebra a professora Lívia.

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