Ufal promove palestra e caminhada sobre paisagem sonora

Atividades abertas ao público convidam participantes a explorar a percepção sonora dos espaços urbanos; ação inicia nesta sexta-feira (10) e vai até a segunda-feira (13)

Por Ryan Charles - estudante de Jornalismo
- Atualizado em

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove a partir desta sexta-feira (10), até a segunda-feira (13), palestra e caminhada sobre a paisagem sonora. No evento serão abordadas metodologias, aplicações e equipamentos utilizados nesse tipo de pesquisa.

Aberto a toda a comunidade e sem necessidade de inscrição prévia, o evento conta com a participação da professora Ranny Michalski, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). A proposta é proporcionar uma imersão sensorial e estimular novas formas de perceber o espaço urbano a partir dos sons que o compõem.

A palestra sobre “Paisagem Sonora – Experiência Prática de Avaliação Através do Projeto Pai Son Brasil” acontece nesta sexta-feira (10), às 9h30, na sala do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), no Campus A.C. Simões. A mesma atividade será realizada também na segunda-feira (13), às 13h30, na sala 21 do Campus Arapiraca.

Já a caminhada sonora ocorre no domingo (12), a partir das 9h30, com ponto de encontro na Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde, em Maceió. Durante o percurso, os participantes serão convidados a vivenciar uma experiência sonora e imersiva, redescobrindo a orla marítima por meio de sua paisagem acústica.

A iniciativa é da professora Maria Lúcia Oiticica e da egressa e doutoranda Stella Oliveira, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufal. Segundo Stella, a proposta busca ampliar a consciência sobre a forma como percebemos os sons ao nosso redor.

“Essa metodologia nos ajuda a compreender como sentimos e avaliamos os espaços pela audição se o ambiente é agradável, calmo ou incômodo. Com isso, buscamos entender como as pessoas percebem esses sons, o que consideram agradável ou desagradável e como isso influencia a relação com o espaço urbano”, explica.

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da FAU/Ufal e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. (PPGAU).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável