Curso de Sustentabilidade na Costa Nordestina recebe inscrição até 20 de novembro

Atividades são gratuitas e serão realizadas na APA Costa dos Corais; curso oferecerá hospedagem, alimentação e transporte interno aos participantes

Por Ascom Ufal

Estão abertas, até o próximo dia 20, as inscrições para o 1º Curso de Campo em Ecologia e Sustentabilidade na Costa Nordestina (Ecosta 2025). O curso é totalmente gratuito e será realizado, entre os dias 1º e 6 de dezembro, na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais em Alagoas, a maior unidade de conservação marinho-costeira do Brasil. O Ecosta terá atividades distribuídas entre a APA e a cidade de Maceió, combinação que permitirá a integração entre os ambientes naturais e as discussões teóricas e práticas em contexto urbano e costeiro.

Com 16 vagas disponíveis, o curso é voltado a estudantes de mestrado e doutorado de universidades brasileiras ou estrangeiras. Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, estar matriculado em um programa de pós-graduação stricto sensu e enviar os documentos exigidos por meio do formulário on-line. Para se inscrever, acesse o site.

O Ecosta oferecerá hospedagem, alimentação e transporte interno aos participantes selecionados. Durante seis dias de atividades imersivas, serão realizadas expedições de campo, análises de dados, palestras temáticas e vivências junto a comunidades tradicionais da região.

O curso tem como objetivo capacitar jovens cientistas para os desafios da conservação costeira, promovendo uma formação interdisciplinar que integra ecologia, sustentabilidade, gestão socioambiental e saberes tradicionais. Além de sua relevância acadêmica, o curso busca fortalecer redes de pesquisa e estimular propostas de investigação aplicadas à realidade dos ecossistemas nordestinos — um dos territórios mais afetados pelas mudanças climáticas e pela ação humana.

A realização do Ecosta 2025 é resultado de uma parceria entre o Programa de Pós-graduação em Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA) do Cesmac, o Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação dos Trópicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração Costa dos Corais (Peld-CCAL/CNPq). A iniciativa é coordenada pelos pesquisadores Ciro Ramon Félix, do PPGASA/Cesmac, e José Gilmar Cavalcante de Oliveira Júnior, do Peld CCAL/Ufal, com financiamento do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep/Capes 2025).

Para mais informações, acesse o site e o Instagram @‌ecostanordeste