Educação a Distância ultrapassa 4 mil alunos e reforça presença em toda AL

Com 19 cursos ativos ofertados nos polos, a Ufal consolida a formação de professores e profissionais por meio da Universidade Aberta do Brasil

Por Ascom Cied
- Atualizado em
Equipe da Cied: Ufal conta hoje com 19 cursos ativos ofertados nos polos
Equipe da Cied: Ufal conta hoje com 19 cursos ativos ofertados nos polos

A Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) segue em expansão e alcançou a marca de pouco mais de 4.000 estudantes matriculados nos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O dado, atualizado em outubro de 2025, reflete o fortalecimento da modalidade e o compromisso da instituição em ampliar o acesso à formação superior em todas as regiões do estado.

De acordo com o professor Fernando Pimentel, gestor da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied/Ufal), o número expressivo representa não apenas crescimento, mas consolidação. “A Ufal tem investido de forma contínua na qualidade e no alcance da Educação a Distância. Estamos presentes em municípios de norte a sul de Alagoas, garantindo oportunidades reais de formação para quem, muitas vezes, não teria acesso à universidade pública. E observemos que estes números são apenas dos cursos UAB”, destacou Pimentel.

Atualmente, a UAB Ufal oferece 19 cursos, entre licenciaturas, especializações e extensão, distribuídos nos polos de Arapiraca, Boca da Mata, Cajueiro, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maceió (Tabuleiro e Poço), Maragogi, Matriz de Camaragibe, Olho D’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Porto Calvo, Santana do Ipanema, São José da Laje e Teotônio Vilela.

Entre as ofertas, estão cursos de Geografia, Letras (Português, Inglês e Espanhol), Matemática, Pedagogia, Ciências Sociais, além de especializações em áreas estratégicas como Gestão Educacional, Gestão Pública, Ensino de Geografia, Educação em Direitos Humanos, Educação Infantil, Cultura Oceânica e Sustentabilidade, entre outras. Em 2026, haverá novas ofertas para os cursos de graduação.

Para a professora Lilian Figueiredo Voss, coordenadora da UAB/Ufal, o momento é de consolidação e fortalecimento. “A Educação a Distância da Ufal tem mostrado resultados concretos. Além do número crescente de alunos, temos investido na formação pedagógica, no acompanhamento das turmas e na valorização dos tutores e professores. Cada polo é uma extensão viva da universidade”, afirmou.

Fortalecimento da Educação a Distância

Nos últimos meses, a Cied/UAB tem intensificado ações que fortalecem a rede de ensino, como visitas aos polos, formações pedagógicas para professores e tutores, e eventos com especialistas nacionais. Em setembro, por exemplo, o professor Daniel Cara (USP) ministrou a aula inaugural das especializações, discutindo os desafios do Plano Nacional de Educação. Já em agosto, uma formação conduzida pelo professor Fernando Pimentel sobre Arquitetura Pedagógica reuniu docentes e bolsistas de toda a rede, reforçando a integração entre gestão, tutoria e corpo discente.

Além das atividades voltadas aos docentes e equipes de apoio, a Cied também tem investido em ações formativas para os estudantes. Em uma das edições mais recentes, a professora Érica Raiane Galvão Santana ministrou a Formação em Escrita Acadêmica, transmitida pelo canal da Cied no YouTube. A atividade foi pensada para ajudar os alunos de graduação da UAB/Ufal a aprimorar a escrita e compreender melhor as estruturas e os textos do ambiente universitário, fortalecendo a permanência e o desempenho nas disciplinas.

Essas iniciativas têm refletido diretamente no cotidiano dos estudantes e na qualidade das experiências de aprendizagem. Histórias como a de Erisvaldo Cavalcante, aluno do curso de Geografia – Licenciatura no polo Maceió, ajudam a ilustrar o impacto da EaD. “É uma expectativa que se tornou realidade e tem me transformado constantemente. Tenho um sentimento profundo de gratidão por ser estudante EaD da Ufal, desde quando passei a entender o papel de ser um agente transformador dentro desse cenário”, contou o aluno.

Além da graduação, a Ufal também tem ampliado a formação de professores da Educação Básica. O curso de Licenciatura em Matemática EaD passou a integrar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), permitindo que alunos atuem diretamente em escolas públicas nos municípios de São José da Laje, Coruripe e Teotônio Vilela.

A trajetória de egressos também comprova os resultados. Um exemplo é Vanessa Ferreira, formada em Matemática EaD no polo de São José da Laje, que superou desafios pessoais e hoje é professora efetiva da rede estadual e mestranda no ProfMat/Ufal. “A EaD me abriu portas e mudou a trajetória da minha vida e da minha família. A flexibilidade do ensino tornou possível a realização desse sonho, superando barreiras como a falta de transporte e dificuldades financeiras”, relatou.

O reitor Tonholo também celebrou o avanço da modalidade, destacando o papel estratégico da EaD para o desenvolvimento regional e a democratização do ensino superior. “A Educação a Distância está sendo retomada com toda a energia na Ufal, fazendo a educação chegar aos mais distantes rincões do nosso estado. Essa é a missão de uma universidade pública: transformar realidades e gerar oportunidades onde antes havia barreiras”, afirmou o reitor. 

Educação a Distância da Ufal

A Ufal foi pioneira em Alagoas na oferta de cursos de graduação a distância. Em 1998, criou o curso de Licenciatura em Pedagogia, voltado à formação de professores da rede pública, tornando-se a primeira instituição do estado a ter um curso EaD reconhecido pelo MEC. Com mais de duas décadas de história, a Educação a Distância da Ufal reafirma seu papel estratégico na democratização do ensino superior e na formação de profissionais qualificados em todas as regiões de Alagoas.