Aposição de placa na Reitoria da Ufal marcará a Semana dos Direitos Humanos

Foi uma homenagem aos três estudantes mortos pela ditadura que foram diplomados durante a Bienal do Livro

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em

Na próxima sexta-feira (5), às 10h, será realizada, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a cerimônia de aposição de placa em homenagem aos três estudantes mortos pela ditadura militar: José Dalmo Guimarães Lins, Gastone Beltrão e Manoel Lisboa de Moura

O ato de reparação histórica contará com a presença de representantes da gestão da Ufal, da comunidade universitária e integra a Semana Estadual de Direitos Humanos, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos de Alagoas (SEDH) em parceria com a Assembleia Legislativa de Alagoas.

Recentemente, no dia 9 de novembro, durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a universidade realizou a diplomação póstuma dos três estudantes. Eles tiveram suas vidas interrompidas pela repressão política durante a Ditadura Militar. Com a outorga de grau, a instituição reconheceu a trajetória de militância, luta e sacrifício destes jovens que defendiam a democracia.

A placa a ser afixada na sexta-feira representa mais um momento símbolo, ressaltando o compromisso público com a memória, a verdade, a justiça e a reparação histórica. As ações foram definidas no Comitê Memória, Verdade, Justiça e Reparação instituído na Ufal pela Resolução n° 04/2025 do Conselho Universitário (Consuni). Toda a comunidade universitária e a sociedade de um modo geral estão convidados a participar.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável