CapTv celebra encerramento do ano letivo com emoção e protagonismo infantil

Cerimônia reuniu famílias, educadores e estudantes em uma celebração marcada por emoção e aprendizado

Por Ryan Charles – estudante de jornalismo (Ascom Ufal) - Fotos: Renner Boldrino
- Atualizado em
Amor e alegria na festa de encerramento do ano letivo no CapTV
Amor e alegria na festa de encerramento do ano letivo no CapTV

Quando se é criança, o encerramento do ano letivo é um momento mágico. É aquele dia que você e quem você ama celebram mais um passo em direção ao futuro que vem sendo construído e, na última quinta-feira (17), foi dia do Centro de Aplicação Telma Vitória (CapTv) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebrar esse momento tão único na vida dos estudantes.

Referência na educação infantil em Alagoas, o colégio atende turmas do maternal 1 ao primeiro ano do ensino fundamental e promoveu uma festa com dança, cantoria e apresentações que ficarão na memória dos pais e dos mais de 100 estudantes da instituição. “O encerramento é realmente muito festivo e emocionante. É possível perceber a emoção no olhar das famílias e a alegria no olhar das crianças. Toda a equipe se sente imensamente feliz por ter as famílias como parceiras nesse processo”, afirmou a coordenadora pedagógica do CapTv, Raquel Alves Sobrinho.

Pensada para valorizar o protagonismo das crianças, a cerimônia teve como tema “Amizade: O Presente da Presença”, reforçando a importância dos vínculos construídos ao longo do ano. “Entendemos que a infância é esse presente da presença. É isso que faz nos tornamos referência na vida dessas crianças, para que, quando adultas, elas compreendam que amizade é compromisso, parceria, lealdade e sorrisos. Esse é o sentido do nosso trabalho”, destacou.

As crianças participaram ativamente de toda programação, desde a escolha das músicas até a ornamentação do espaço. O trabalho coletivo estimulou a autonomia e contribuiu para o desenvolvimento infantil. “Em todos os nossos planejamentos, a criança é o centro do desenvolvimento. Pensamos sempre na formação integral e, neste final de ano, percebemos o quanto as relações afetivas estavam fortalecidas em cada turma. A escuta foi das crianças, que disseram o que queriam fazer. Usamos materiais recicláveis, pintura e atividades que desenvolvem a coordenação motora fina e grossa. O resultado foi uma produção com a qual elas se reconhecem, criando identidade e pertencimento”, explicou a coordenadora.

Raquel também reforçou que a metodologia adotada pela escola busca garantir o desenvolvimento de todas as crianças, respeitando suas diferenças: “ Respeitamos os direitos da criança: brincar, conviver, expressar-se, participar e conhecer-se enquanto ser humano inserido na sociedade. Quando a educação infantil é bem consolidada, a alfabetização acontece com mais fluidez. Tivemos um avanço significativo, com crianças típicas e atípicas evoluindo juntas. Mesmo aquelas que não chegaram alfabéticas encerraram o ano no nível silábico-alfabético, o que nos dá a certeza de que essas crianças vão ‘voar como passarinhos’”, afirmou.

Formatura da turma piloto

O colégio ontem também comemorou a formação da primeira turma do ensino fundamental, que carinhosamente vem sendo chamada de "turma piloto" por representar a ampliação da atuação da escola para essa faixa etária. Essas crianças são, em sua grande maioria, estudantes do colégio desde o maternal 1 e, agora, partem para uma nova aventura.

A diretora Aline Ferreira acompanha a turma desde sua chegada na escola, e contou que a conclusão da educação infantil e a adaptação destas crianças no ensino fundamental é uma vitória também para o colégio que, a cada ano, só cresce: "é uma sensação de satisfação imensa ver o quanto o espaço evoluiu e progrediu, é motivo de muito orgulho. Hoje, somos uma referência, um espaço de excelência, e faço questão de dizer isso porque demonstra que estamos no caminho certo, garantindo um ensino de qualidade e respeitando as diferenças desde os primeiros anos”, afirmou.

Para a professora da turma, Janine Oliveira, a formatura é a comprovação de que uma educação saudável e acolhedora é o que pode transformar a realidade dessas crianças. “Chega a ser emocionante para mim, como profissional, ver essas crianças nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento. Enquanto professora a gente vê que, como diz Paulo Freire, a educação é um ato de coragem. E foi com coragem e amor que formamos essas crianças”, disse emocionada.

Encerrando a cerimônia, a coordenadora pedagógica Raquel Alves Sobrinho aproveitou para agradecer à equipe, que foi essencial para mais um ano de êxito na instituição. “Em 2025, nossa equipe demonstrou um potencial pedagógico e acadêmico inenarrável. Todos os profissionais que fazem essa escola acontecer foram fundamentais para esse resultado. É um trabalho coletivo, pulsante e comprometido com uma educação infantil verdadeiramente promissora”, finalizou.

Veja muitas fotos aqui.