Cônsul-geral dos EUA visita Ufal e busca ampliar colaboração

Encontro fortalece parcerias acadêmicas, científicas e programas de intercâmbio

Por Ryan Charles - estudante de Jornalismo (texto e fotos)
- Atualizado em
Encontro fortalece parcerias acadêmicas, científicas e programas de intercâmbio
Encontro fortalece parcerias acadêmicas, científicas e programas de intercâmbio

Na última quarta-feira (3), a reitora em exercício da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eliane Cavalcanti, recebeu a Cônsul-geral dos Estados Unidos da América em Recife, May Baptista, para uma visita institucional que buscou estreitar laços e parcerias voltadas ao fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão na universidade.

O encontro ocorreu no Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees/Ufal) e contou também com a presença do Cônsul de Diplomacia Pública, Eric Concha; do chefe de Gabinete da Reitoria da Ufal, João Paulo Fonseca; da chefe de Gabinete da Vice-reitoria da Ufal, Lana Palmeira; da coordenadora da Assessoria de Comunicação da Ufal, Simoneide Araújo; e do coordenador de Intercâmbio Internacional (ASI), Niraldo Farias.

Durante a visita, a professora Rosaline Mota apresentou as ações do Instituto Anjos Digitais e da Ufal, enquanto a professora Silvia Uchoa detalhou as iniciativas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade.

A Cônsul-geral May Baptista, em sua primeira visita a Alagoas e à Ufal, destacou seu encantamento com as atividades da universidade e afirmou esperar que sua presença na instituição resulte em novos projetos e parcerias. “É muito impressionante ver tudo de Alagoas e da Ufal. Gostaria de falar um pouco mais sobre como podemos aprofundar nossa colaboração em termos de programas de intercâmbio, de programas de inglês, de relações internacionais e também sobre ciência”, ressaltou.

Para o coordenador da ASI, Niraldo Farias, os Estados Unidos são uma potência na produção científica, e o encontro contribui para ampliar a colaboração científico-acadêmica da Ufal. “A visita da Cônsul é muito providencial neste momento, pois nos permite avançar no sentido de ampliar a cooperação científico-acadêmica”, afirmou.

A vice-reitora Eliane Cavalcanti destacou o encontro como um momento de sinergia entre estudantes, pesquisadores e toda a comunidade universitária. “Hoje é um daqueles dias em que podemos, de fato, mostrar a ciência, produzir ciência e ressaltar a uma instituição internacional que nossa universidade é forte, está presente em todo o território e busca sempre ações estratégicas para a nossa gente”, finalizou.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável