HU participa da terceira edição do mutirão nacional Dia E – Ebserh em Ação

Cerca de 360 pacientes devem ser atendidos na unidade; mutirão também ocorrerá nos outros 44 hospitais da rede

Por Ascom HU

Neste sábado (13), a partir das 9h, o Hospital Universitário da Ufal, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participa da terceira edição do mutirão nacional Dia E, dentro da iniciativa Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, um esforço coordenado para realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos nos 45 hospitais universitários federais administrados pela empresa pública. 

No HU quase 360 pacientes devem ser contemplados, dentre cirurgias, consultas e exames. Estão previstos os seguintes atendimentos: cirurgias vasculares; de pele, tecido subcutâneo e mucosa; de útero e anexos; de pele e cirurgia plástica; de parede e cavidade abdominal; de bolsa escrotal, testículos e cordão espermático; ginecologia; intestinos, reto e ânus; pâncreas, baço, fígado e vias biliares; pequenas cirurgias e postectomias; exames de tomografia, aparelho digestivo, aparelho ginecológico, coleta de material (biópsia ou punção), diagnóstico em ginecologia e obstetrícia, exames radiológicos, ressonância magnética e ultrassonografias; e cerca de 100 consultas, tanto de especialidades médicas como de outras áreas de saúde. 

O impacto para população atendida no HU é visualizado na redução das filas e no tempo de espera por procedimentos cirúrgicos, assim como maior agilidade na realização de exames represados. Essa iniciativa fortalece a eficiência assistencial, mobiliza equipes, integra setores e reforça o compromisso institucional com a melhoria contínua da qualidade do atendimento, promovendo uma saúde pública de excelência”, comenta a gerente de Atenção à Saúde do Hospital, Elisangela Sousa. 

Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas

O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população. 

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.