Seminário debaterá heranças da escravidão, neoliberalismo e direitos sociais

Evento internacional acontece em Maceió e vai reunir pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai, da Colômbia, do México, da Argentina e da Austrália

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

Um importante encontro reunirá, em Maceió, ativistas, acadêmicos e representantes de movimentos sociais entre os dias 4 e 6 de dezembro. O 9º Seminário Internacional da Rede Internacional de Cátedra sobre a Dívida Pública traz o tema Experiências de Resistência à Escravidão e ao Neoliberalismo e em Defesa dos Direitos Sociais e vai reunir pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai, da Colômbia, do México, da Argentina e da Austrália, além e de especialistas de diferentes continentes, bem como representantes de sindicatos e movimentos sociais, que pretendem refletir sobre escravidão colonial, capitalismo moderno e os atuais desafios impostos pelo neoliberalismo.

Entre os convidados estão nomes com atuação tanto no meio acadêmico quanto no ativismo social, como membros de organizações voltadas à auditoria da dívida pública, lideranças indígenas e quilombolas, e especialistas em direitos sociais, memória e reparação.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) e do grupo de pesquisa Observatório de Políticas Públicas, é uma das instituições organizadoras. O seminário vai acontecer no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, nos dias 4 e 5 de dezembro, com encerramento simbólico em 6 de dezembro na Serra da Barriga, em União dos Palmares, símbolo da história da resistência negra no Brasil.

O evento é gratuito, com direito a certificado de participação. Será presencial e híbrido e representa uma importante plataforma de debate para revisitar o passado colonial e escravista, avaliar suas consequências presentes e pensar caminhos para a resistência, a reparação e a construção de justiça social. 

Para saber mais sobre a programação, basta clicar aqui

Serviço

O quê: 9º Seminário Internacional da Rede Internacional de Cátedra sobre a Dívida Pública
Quando: 4 e 5/12 no auditório do Ifal, Campus Maceió (Centro), e dia 6/12 na Serra da Barriga (União dos Palmares/AL)




Objetivos de Desenvolvimento Sustentável