Enfermagem de Arapiraca comemora 18 anos formando profissionais de excelência
Comemoração aconteceu no último dia 30 de janeiro com a presença de representantes da Universidade, Conselhos e Associações ligadas ao curso

O curso de Enfermagem do Campus Arapiraca comemorou, no último dia 30 de janeiro, 18 anos, com uma solenidade digna da maior idade. Presidida pela reitora em exercício, professora Eliane Cavalcanti, o evento foi promovido pelo colegiado do Curso de Enfermagem, com apoio de todo o corpo docente, técnicos e do Centro Acadêmico do curso.
Resgatando a história da Enfermagem em Arapiraca, a mesa “Memórias da Enfermagem” trouxe as lembranças do início do curso de Enfermagem no Agreste, com as professoras pioneiras Ana Paula Nogueira, Cristiane Araújo Nascimento, Janaína Ferro e Maria Bethânia Monteiro. O Professor Diego Souza também relembrou a trajetória do curso, com os acontecimentos históricos e marcantes que o grupo superou. Além deles, o enfermeiro José Eduardo Dantas representou os egressos, demonstrando o orgulho de ser enfermeiro formado pela Ufal.
A professora Eliane Cavalcanti, destacou sua alegria em vivenciar um momento tão significativo como aquele, em que o curso de Enfermagem atinge sua maioridade, fazendo votos de que seja chegada a hora de comemorar o jubileu de ouro do curso.
“Essa realidade de hoje é fruto do trabalho dessas mulheres guerreiras e abnegadas, que não poupam esforços em trazer uma formação de qualidade, formando profissionais de excelência. De parabéns estão elas e cada um que por aqui atuou e atua, dando o seu melhor. O dia é de festa! Que cantemos os parabéns” finalizou, destacando a importância das docentes que já passaram pela instituição.
Para a professora Andreivna Serbim, atual diretora do curso em Arapiraca, o sonho plantado há 18 anos se concretizou e hoje dá frutos. “Muitos estudantes passaram por essas salas de aula, receberam a formação humana e técnica necessária e saíram desse curso para transformar vidas, seja como enfermeiros, seja como cidadãos comprometidos com o bem-estar da população. Uma grande parte dos nossos egressos permanece em Arapiraca ou nos municípios vizinhos. Na maioria das vezes, eles retornam para suas cidades de origem, para exercerem cargos na iniciativa pública ou privada, no ensino, na pesquisa e na assistência de enfermagem”, comemora.
A formação na Ufal tem se destacado na construção de profissionais capazes de intervir no processo saúde-doença da população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos e na realidade econômica, política, social e cultural. “A maioria dos nossos egressos são aprovados em residências multiprofissionais, mestrados e doutorados, no Estado de Alagoas e em todo o Brasil. Nossos egressos ocupam posições de destaque, na secretaria municipal do município de Arapiraca, municípios vizinhos, além de atuarem na gestão, no ensino, na pesquisa, na atenção primária à saúde e na atenção hospitalar de alta complexidade”, afirma Andreivna.
E ela enfatiza: ”Ao longo desses 18 anos, testemunhamos o crescimento do curso, a evolução das metodologias de ensino, a modernização dos recursos e a ampliação das parcerias com hospitais, unidades básicas de saúde e outras instituições de saúde. Mais do que isso, vimos o crescimento de uma comunidade de profissionais altamente qualificados, motivados e prontos para enfrentar os desafios do mundo da saúde, com empatia e competência”.
Estiveram presentes na solenidade o diretor acadêmico do Campus, professor Elthon Oliveira, a coordenadora do curso, professora Andreivna Serbim, bem como representantes da Secretaria Municipal de Saúde, com a enfermeira Thais Mendonça; do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), com a enfermeira Danyelly Dayane Alves; da Escola de Enfermagem (Esenfar) da Ufal, com a diretora e professora Maria Cícera Albuquerque; da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben/AL), enfermeira Siomara Holanda e da estudante Adriele Adrião, representando o Centro Acadêmico do Curso de Enfermagem.
Participaram também do evento os professores do Curso de Enfermagem, funcionários técnico-administrativos, funcionários terceirizados (equipe de serviços gerais e segurança), alunos, egressos e profissionais enfermeiros dos serviços de saúde de Arapiraca e região.
18 anos
O Curso de Enfermagem do Campus de Arapiraca teve início no ano de 2007 e desde então vem contribuindo no contexto social ofertando enfermeiros com formação generalista, humanista e crítica. Profissionais estes, capazes de intervir no processo saúde-doença da população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, com em princípios éticos e dentro da nossa realidade econômica, política, social e cultural.
São 40 vagas por ano, com uma carga horária total de 5.752 horas, no turno diurno (Integral) e 28 professores. O Bacharelado em Enfermagem é um curso muito procurado e concorrido, especialmente por jovens de Arapiraca e municípios vizinhos, como Penedo, Palmeira dos Índios, Feira Grande e Santana do Ipanema. “Nossos alunos são do Estado de Alagoas e até de outros Estados, como Pernambuco e Sergipe. De acordo com o SiSU 2025, a nota de corte para a modalidade da ampla concorrência foi de 701,46. Ademais, o curso de Enfermagem forma aproximadamente 30-35 enfermeiros anualmente”, destaca a diretora.