Projeto em parceria com a Ufal é premiado pelo Ministério Público

O trabalho feito com animais abandonados ganhou destaque por resultados sociotransformadores

Por Manuella Soares - jornalista
- Atualizado em 13/02/2025 17h28
Projeto desenvolvido com apoio da Ufal recebe Prêmio Boas Práticas Com Resultados Sociotransformadores
Projeto desenvolvido com apoio da Ufal recebe Prêmio Boas Práticas Com Resultados Sociotransformadores

Uma iniciativa coordenada pelo promotor Alberto Fonseca, que envolve a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), recebeu o Prêmio Boas Práticas Com Resultados Sociotransformadores, em sua segunda edição, promovido pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). A ideia foi criar uma Agenda Resolutiva para o problema dos animais abandonados após a desocupação dos bairros em subsidência de Maceió e já conseguiu a marca de mais de oito mil atendimentos, desde a castração até a adoção responsável.

O projeto é desenvolvido desde 2020, trabalhando em três frentes de atuação: levantamento da quantidade de animais; mutirões de castração; e, por último, a captura, castração e devolução dos animais de colônias, além de um projeto contemplando vacinação, castração, resgate, educação para guarda responsável e colocação em abrigo para posterior adoção.

O professor do curso de Medicina Veterinária da Ufal em Viçosa, Pierre Barnabé, participa das ações e comemora o prêmio como reconhecimento de um trabalho que continua. “O promotor Alberto Fonseca foi o mobilizador dos atores, que fez com que essa agenda resolutiva acontecesse e que, realmente, números estratosféricos fossem atingidos. Hoje é o maior programa de captura, esterilização e devolução de felinos da América Latina”, destacou.

A Quarta Promotoria submeteu ao prêmio os resultados dos quatro primeiros anos do trabalho, detalhando o andamento das etapas com reuniões periódicas, relatórios apresentados pela Ufal/Braskem sobre planejamento e execução das ações, audiências com os interessados e visitas técnicas. Além do MPAL e da Ufal, o projeto já envolveu a Delegacia de Crimes ambientais, a Comissão de Bem-Estar Animal da OAB e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

A Agenda Resolutiva continua em implementação, mas até outubro de 2024 já alcançou vários resultados como mais de oito mil animais atendidos, mais de cinco mil castrados, 870 adoções por meio do Focinho Responsável, e a Construção do Parque dos Gatos pela Ufal, com gatis com capacidade de acolher de 560 gatos.

A partir do êxito do programa, o Ministério do Meio Ambiente solicitou a capacitação de 600 médicos veterinários pela Ufal. E os resultados também foram compartilhados cientificamente por meio de quatro projetos de pesquisa; sete projetos de extensão; sete prêmios acadêmicos, 18 artigos completos publicados em revistas cientificas; um capítulo de livro; 28 resumos e trabalhos em congressos; nove orientações de mestrado; onze trabalhos de conclusão de curso; 78 bolsistas e 13 celetistas dedicados ao programa.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.