Ufal e Ministério da Agricultura firmam parceria para curso de especialização

Curso é voltado para servidores do Mapa com foco em Obras e Construções Rurais  e será ofertado na modalidade EaD

Por Danielle Cândido - jornalista (Ascom Cied)
- Atualizado em 19/02/2025 18h16
Reunião on-line para firmar parceria entre Ufal e Mapa
Reunião on-line para firmar parceria entre Ufal e Mapa

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Centro de Tecnologia (Ctec) e com o apoio pedagógico da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), ofertará o curso de especialização lato sensu Capacitação em Obras e Construções Rurais. A iniciativa, fruto de convênio com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), visa qualificar engenheiros da pasta no eixo estratégico de Logística e Infraestrutura. A aula inaugural e a primeira aula do curso estão previstas para o mês de março.

O curso, restrito aos servidores do Mapa, terá duração de 18 meses e será totalmente ofertado na modalidade EaD. A formação contempla cinco módulos, abordando temas essenciais como fiscalização de obras públicas, normas construtivas, vias rurais, drenagem e conservação da água e do solo, além de projetos básicos para silos, galpões e armazéns de comercialização.

A professora Nélia Callado, coordenadora do curso, destacou a importância da qualificação para fortalecer a infraestrutura rural. “A capacitação técnica dos servidores do Mapa  é essencial para a execução de obras eficientes e sustentáveis no meio rural. Com essa especialização, buscamos integrar teoria e prática, proporcionando um aprendizado aplicado às demandas reais do setor”, afirmou.

Já o professor Arnaldo Junior, responsável pela coordenação do Termo de Execução Descentralizada (TED), enfatizou o planejamento estratégico da Ufal para garantir uma formação de excelência. “Temos realizado reuniões constantes para definir cronogramas, estruturar o curso e alinhar as estratégias pedagógicas. Nosso compromisso é oferecer um ensino de qualidade, com suporte técnico e acadêmico adequados”, explicou.

A execução desse curso busca atender às demandas do Mapa no sentido de qualificar sua equipe técnica para potencializar sua atuação. “A Universidade cumpre seu papel na formação qualificada de pessoas, em benefício da sociedade brasileira”, destacou Vladimir Caramori, diretor do Centro de Tecnologia da Ufal.

A parceria entre Ufal e Mapa reforça o compromisso da universidade com a qualificação profissional voltada ao desenvolvimento do meio rural. O professor Fernando Pimentel, coordenador da Cied, ressaltou o papel da EaD nesse processo. “A educação a distância tem um potencial transformador na capacitação de servidores públicos. Esse curso é um exemplo de como podemos levar conhecimento técnico especializado a diferentes regiões do país, ampliando o alcance e a eficiência das políticas. E aqui destaco também o reconhecimento do Mapa com as ações qualificadas da Ufal, inclusive com a oferta deste segundo curso na modalidade EaD”, concluiu.

Com essa iniciativa, a Ufal amplia sua atuação na oferta de capacitações voltadas à infraestrutura rural, contribuindo para a formação de profissionais qualificados na área.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.