Inova Ufal celebra inovação com entrega de 36 cartas patentes a pesquisadores
Silvia Uchôa, coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Ufal, destacou o reconhecimento ao esforço dos pesquisadores

O Inova Ufal, promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi marcado pela entrega de 36 cartas patentes a inventores que tiveram seus registros concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (13), no auditório da Reitoria do Campus A.C. Simões, em Maceió, e contou com a presença de representantes da comunidade acadêmica, pesquisadores e instituições parceiras.
A programação do evento foi dividida em dois momentos: pela manhã, houve a entrega dos certificados de novas patentes, com as saudações dos representantes da mesa de honra, seguida de palestra do professor João Vicente Lima (Fapeal); e a tarde, uma transmissão on-line pelo canal oficial da Ufal no YouTube, abordando temas relacionados à transferência de tecnologia e inovação acadêmica.
Na mesa de abertura, estiveram presentes a professora Silvia Uchôa, coordenadora de inovação e empreendedorismo da Ufal, representando o reitor Josealdo Tonholo; Walter Matias, coordenador de pós-graduação da Ufal; João Vicente, diretor executivo de Ciência e Tecnologia da Fapeal; Janaína Galdino, representando a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação; Liza Baduê, gerente da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae; e Eliana Sá, coordenadora de inovação e pesquisa do Instituto Euvaldo Lodi.
A professora Sílvia Uchôa, coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Ufal, destacou a importância do evento como um reconhecimento ao esforço dos pesquisadores, que enfrentam um longo processo até a concessão de uma patente. "O caminho até a concessão é bastante longo, e temos aqui diversos inventores que contribuíram muito para isso. Estamos aumentando nosso número de patentes concedidas, das 545 patentes depositadas, alcançamos 36. Só em 2024, foram 11, e já tivemos mais patentes conquistadas este ano", afirmou.
O Inova Ufal também proporcionou espaço para a apresentação de projetos de inovação da universidade, como a Vitrine Tecnológica, com a professora Patrícia Brandão; as incubadoras da Ufal, com a professora Sandra Carvalho; o programa Inova Simples, do Sebrae; e a política de inovação e transferência de tecnologia, apresentada pela coordenadora do NIT, Silvia Uchôa.
Dentre os pesquisadores homenageados, a pesquisadora Aline Cavalcante Queiroz, do Laboratório de Farmacologia e Imunidade (ICBS), destacou a concessão de três patentes para o laboratório. "Uma delas é referente ao estudo da espectalina para o tratamento de doenças inflamatórias, com atividade anti-inflamatória e analgésica. Outras duas patentes são derivadas de teses que avaliam a atividade leishmanicida de compostos inovadores", explicou.