Projeto promove ações de saúde e conscientiza sobre uso de medicamentos

Entrega de material educativo, coletor para descarte de remédios vencidos e exame de bioimpedância estão entre as ações que serão promovidas na quinta-feira (3)

Por Cecília Calado – estudante de Jornalismo
- Atualizado em 31/03/2025 21h06
Equipe do projeto de extensão Promovida, respons´pavel pela ações que serão desenvoilvidas na próxima quinta
Equipe do projeto de extensão Promovida, respons´pavel pela ações que serão desenvoilvidas na próxima quinta

Promover a saúde. Esse é o objetivo do projeto de extensão Promovida, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), que realizará ações, nesta quinta-feira (3), em dois pontos do Campus A.C. Simões da Ufal, das 12h às 14h. Será no pátio central da Reitoria e no Restaurante Universitário (RU).

Na Reitoria, a comunidade acadêmica poderá contar com serviços gratuitos, como bioimpedância –exame que analisa a composição corporal e identifica o percentual de massa muscular e gordura no organismo–, aferição de pressão arterial e glicemia, além de orientações de saúde. Já no Restaurante Universitário (RU), haverá distribuição de materiais educativos e orientações sobre o uso adequado de medicamentos, abordando desde o armazenamento até o descarte correto, com alertas sobre os riscos da automedicação.

O projeto, coordenado pelo professor Odair Alves, além de promover ações de saúde e conscientização, também realiza coleta de medicamentos vencidos ou em desuso. Já no primeiro ano, a iniciativa foi responsável por recolher mais de 300 kg de remédios em um único ponto da Ufal, instalado no ICBS. Agora, a iniciativa se expande e, a partir da quinta-feira (3), a Reitoria passa a contar com um coletor fixo para descarte seguro.

“O nosso objetivo é expandir para mais pontos da Ufal e arrecadar uma tonelada por ano, além de conscientizar as pessoas sobre o risco de descartar medicamentos de forma inadequada. Vale destacar que o risco de intoxicações não é só para quem descarta, mas para todos os seres vivos. O descarte incorreto desequilibra ecossistemas e animais podem até entrar em extinção”, explicou o coordenador em entrevista à Rádio Ufal.

Com a participação de 16 estudantes de graduação e três professores orientadores, o Promovida está ampliando suas atividades para além da comunidade acadêmica. Instituições e escolas interessadas em levar as ações do projeto podem solicitar o serviço pelo pelo perfil do Instagram @promovida.ufal ou pelo e-mail odair.silva@icbs.ufal.br.

Se você ficou interessado pelo tema e quer saber mais sobre os riscos do descarte incorreto de medicamentos, ouça a entrevista completa com o professor Odair Alves, no podcast da Rádio Ufal! (Clique aqui e ouça)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.