Reitor recebe solicitação para implantação de Educação a Distância em Porto de Pedras

Secretária de Educação, Márcia Cunha, esteve no gabinete acompanhada pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em 14/03/2025 20h02
Secretária de Educação, Márcia Cunha, esteve no gabinete acompanhada pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros
Secretária de Educação, Márcia Cunha, esteve no gabinete acompanhada pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros

Na manhã da última quarta-feira (12), o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, recebeu em seu gabinete a secretária de Educação de Porto de Pedras, Márcia Cunha, e o deputado estadual Ronaldo Medeiros. O encontro teve como objetivo discutir a possibilidade de implantação de um polo de Educação a Distância (EAD) no município, localizado no litoral sul de Alagoas, a 130 km de Maceió.

A reunião contou também com a presença da equipe da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), liderada pelo professor Fernando Pimentel, além de representantes da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e do diretor conselheiro executivo da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Edvaldo Nascimento.

De acordo com a secretária Márcia Cunha, a busca por um polo de EAD se justifica pela alta demanda de estudantes que diariamente se deslocam para outras cidades para frequentar universidades. "Todos os dias enviamos ônibus de Porto de Pedras para as faculdades em Maceió. É uma região que está crescendo muito", destacou. Apesar da impossibilidade imediata de um polo EAD, ela afirmou que "haverá um estudo para a implantação de cursos tecnológicos e presenciais na área de licenciatura".

O reitor Josealdo Tonholo enfatizou a importância de expandir o ensino superior na região. "Precisamos formar profissionais que promovam a transformação daquela área. Vamos realizar uma oficina em Porto de Pedras para diagnosticar as demandas locais e, a partir disso, propor cursos de graduação, tecnológicos e licenciaturas que atendam à população da região", afirmou.

Fernando Pimentel reforçou o compromisso da Ufal com a interiorização do ensino superior. "A Cied busca levar educação de qualidade para quem precisa, especialmente para aqueles que não podem frequentar presencialmente a Universidade. Agora, vamos mapear as necessidades locais para desenvolver um projeto de cursos que atenda Porto de Pedras e região, considerando o crescimento do turismo e a necessidade de qualificação da população", explicou.

O deputado Ronaldo Medeiros destacou a relevância do ensino superior para o desenvolvimento socioeconômico do interior do estado. "A população do iinterior muitas vezes não tem condições financeiras de se deslocar para Maceió. A Ufal tem um papel fundamental na interiorização do ensino, levando cursos que atendam às necessidades locais e contribuam para a qualificação dos trabalhadores da região", destacou.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.