Representantes da Petrobras reforçam parceria com a Ufal e o LCCV

Desde 2002 a instituição, por meio do Laboratório de Computação Científica e Visualização, tem parceria com a empresa

Por Diana Monteiro - jornalista
Reuniao no gabinete do reitor Tonholo, com representantes da Petrobrás e do LCCV
Reuniao no gabinete do reitor Tonholo, com representantes da Petrobrás e do LCCV

O reitor Josealdo Tonholo recebeu em seu gabinete, na tarde da última segunda-feira (10), o Interlocutor técnico do projeto ESub3D Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES), Ricardo Garske Borges, acompanhado do também representante da empresa, Bruno Fidalgo Telles Rodrigues e de pesquisadores do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Desde 2002 a Ufal tem parceria com a Petrobras para o desenvolvimento de relevantes estudos científicos.

Ao dar às boas-vindas aos visitantes, Tonholo, além de enaltecer a parceria existente por mais de duas décadas, que tem resultado em relevantes pesquisas, aproveitou para falar sobre os avanços científicos promovidos por pesquisadores da instituição alagoanas em diversas áreas. Na Ufal, o Projeto ESub3D tem a coordenação do professor Adeildo Soares Ramos Júnior, que também participou da reunião no gabinete do reitor, junto com a pesquisadora Luciana Correia Laurindo Martins Vieira e com a coordenadora administrativa, professora Aline da Silva Ramos Barboza.

O projeto ESub3D é voltado ao desenvolvimento de um software de engenharia e tem o objetivo de simular escorregamentos em encostas submarinas (no lleito marinho). As atividades envolvem desde o desenvolvimento de formulações adequadas à representação física do fenômeno, até a implementação (programação) de todas as partes do software.

Os pesquisadores explicam que, por ser uma simulação física real em 3D, o esforço computacional é extremamente grande, portanto, uma das importantes atividades da equipe é pesquisar, desenvolver, implementar e testar estratégias de computação de alto desempenho. Essas estratégias reduzem o tempo de simulação, facilitando a utilização do programa pelos engenheiros da Petrobras.

A visita técnica feita pelos representantes da Petrobras teve como objetivo promover o contato mais próximo com a equipe executora do projeto ESub3D e discutir os avanços obtidos, desafios e próximos passos desta iniciativa, além de apresentar as atividades e instalações do LCCV. Durante dois dias, Ricardo Garske e Bruno Telles, por conta do Projeto ESUB3D, fizeram visita técnica no LCCV, que é a primeira desse ano e ocorre sob demanda.

O primeiro dia da visita, pela manhã, foi marcado por uma reunião de apresentação do LCCV, abrangendo a sua história, áreas de pesquisa, equipe, parcerias, infraestrutura, perspectivas futuras, dentre outras. Nessa oportunidade os visitantes conheceram pessoalmente toda equipe executora do projeto ESub3D. À tarde, a equipe se reuniu com o reitor Tonholo.

Já no segundo dia, pela manhã, a programação contemplou reuniões técnicas de trabalho sobre as atividades concluídas, em andamento e planejadas para o projeto. À tarde transcorreu com visitas ao Laboratório Acadêmico de Fabricação Digital (FABLAB) e ao Laboratório de Estruturas e Materiais (LEMA), ambos pertencentes ao Centro de Tecnologia (CTEC), unidade acadêmica do Campus A. C. Simões, da Ufal.

Expansão das Pesquisas 

O Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Ufal iniciou sua parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) com estudos sobre estacas-torpedo, um sistema de ancoragem utilizado em engenharia offshore. Esse foi o primeiro de muitos projetos que fortaleceram a colaboração entre as instituições ao longo dos anos.

Com o avanço da parceria, o LCCV expandiu sua atuação para diversas áreas estratégicas, contribuindo com pesquisas em geomecânica, engenharia submarina, engenharia de poços, engenharia naval e transformação digital. Essas áreas são essenciais para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras aplicadas à indústria de petróleo e gás.

Atualmente, o LCCV da Ufal conta com mais de 200 pessoas envolvidas nos projetos desenvolvidos em parceria com a Petrobras. A equipe é composta por professores, pesquisadores e bolsistas de diferentes níveis acadêmicos, que trabalham em conjunto para desenvolver soluções avançadas e de alto impacto tecnológico.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.