Selo ODS EDU certifica 16 ações da Ufal por seus impactos sociais

Evento de certificação foi realizado no Rio de Janeiro

Por Manuella Soares - jornalista
- Atualizado em 27/03/2025 13h37
Selo ODS EDU certifica 16 ações da Ufal que se destacaram por seus impactos sociais
Selo ODS EDU certifica 16 ações da Ufal que se destacaram por seus impactos sociais

Uma certificação inédita para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi recebida pela vice-reitora, Eliane Cavalcanti. A cerimônia de entrega do Selo ODS Educação foi realizada no último dia 20 de março, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A assessora especial do Gabinete Reitoral, Juliene Barros, também esteve presente à solenidade.

O evento marcou o reconhecimento nacional para as maiores instituições brasileiras que estão desenvolvendo projetos de impacto social relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização da Nações Unidas (ONU). A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030, UNB 2030 e teve a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como instituição anfitriã e realizadora do evento nesta edição.

 Ao todo, foram certificadas 74 instituições de ensino, que desenvolveram 909 iniciativas e somaram 1.939 impactos sociais durante todo o ano de 2024. A Ufal conseguiu certificar todos os 16 projetos de ações submetidos. A vice-reitora, que coordenou um trabalho com a participação da comunidade acadêmica e uma grande mobilização em busca desse reconhecimento, comentou sobre a celebração.

“A conquista do selo social em educação para a universidade é um marco histórico. Isso demonstra um trabalho coletivo, um trabalho responsável e, acima de tudo, uma mudança de postura da sociedade como todo e dos nossos pesquisadores, uma vez que desenvolveram ações, projetos voltados à população com a preocupação no meio ambiente, no social e que, acima de tudo, que incorporaram os ODS como uma prática comum das suas vidas e das nossas vidas”, disse Eliane.

Entre os 16 aprovados da Ufal estão projetos relacionados às ações da Expedição do Rio São Francisco, os coletores de resíduos no Campus Arapiraca, o desenvolvimento de um novo método de diagnóstico da leishmaniose, o reuso criativa de plásticos em bijuterias, entre outras práticas de empreendedorismo sustentável e soluções ecológicas para o saneamento rural e a utilização do CO₂. O Selo foi concedido individualmente para cada ação.

Sobre o Selo ODS Educação

A instituição certificada pelo Selo ODS EDU passa a ter os seus dados divulgados na plataforma on-line para inspirar outras instituições a se cadastrarem e realizarem projetos que vem ao encontro do alcance das metas da Agenda 2030.

Com isso, a Ufal pode ampliar as possibilidades de parcerias para o desenvolvimento de projetos, participação em editais, premiações nacionais e compor um grupo de instituições comprometidas com os avanços dos indicadores nacionais. 

Agora a Universidade vai receber um kit de divulgação para demonstrar como seus projetos estão ajudando no alcance da Agenda 2030 e orientações de como utilizar a certificação para agregar valor aos seus projetos. 

Programação teve discussões nacionais sobre ODS 18, Educação e Sustentabilidade

Esta edição do evento contou com uma programação ampliada, que levou discussões com especialistas sobre Educação e Desenvolvimento Sustentável. Participaram da mesa de abertura representantes do Ministério da Educação (MEC), Secretaria Geral da Presidência da República, Museu do Amanhã, Editora Edebê e UFRJ.

O Painel ODS 18 – Igualdade Étnico Racial foi mediado pela jornalista Luciana Barreto e teve como convidados Tatiana Dias, do Ministério da Igualdade Racial, Danyel Lorio, do Ministério de Planejamento e Orçamento, e Denise Góes da Superintendência de Ações afirmativas da UFRJ.

Já a mesa redonda Redes de Sustentabilidade na Educação foi mediada pelo presidente do Instituto Selo Social, Fernando Assanti, e contou com a participação de Orlando Sáenz, do Observatório de Sustentabilidade no Ensino Superior da América Latina e Caribe, Adriana Cybele Ferrari, representante do GT Agenda 2030, e Janielly Mantovani, da Rede Unisustentável.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.