Ufal celebra ótimo desempenho de 6 cursos na avaliação do MEC
Notas 5, de Filosofia, Letras-Libras e Ciências Biológicas, e 4, de Música, Medicina e Química, refletem esforço coletivo para alcançar excelência acadêmica
- Atualizado em 28/03/2025 16h01

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) finaliza o primeiro trimestre de 2025 comemorando a conquista dos cursos que passaram pelo processo de recredenciamento do Ministério da Educação (MEC) e obtiveram a nota máxima, 5 e 4 – Filosofia, Letras-Libras e Ciências Biológicas, licenciatura em Música, Medicina e bacharelado em Química. As avaliações positivas foram consideradas resultado do esforço conjunto da comunidade acadêmica de cada área.
O curso de Letras-Libras está entre os que obtiveram 5, nota máxima do MEC. O coordenador do curso, professor Jair Barbosa da Silva, compartilhou com entusiasmo a notícia da nota 5 recebida na avaliação in loco do MEC, evidenciando o empenho coletivo de docentes, discentes e técnicos administrativos.
No curso de bacharelado em Ciências Biológicas, a nota 5 foi celebrada pela coordenação do curso. O professor Olagide Wagner de Castro expressou profundo agradecimento a todos os envolvidos, ressaltando a dedicação de diretores, coordenações, colegiados, Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), discentes, técnicos e servidores terceirizados.
Filosofia também é nota 5. A professora Taynam Bueno, coordenadora do curso, compartilhou a satisfação pelo resultado da avaliação e destacou o esforço coletivo que permitiu essa conquista. Ela também ressaltou a importância da participação dos docentes, técnicos e alunos no processo, enfatizando o esforço de professores como Marcus José, Fernando Monegalha e Sacha Kontic, que desempenharam papel essencial na fase final da avaliação “Esse reconhecimento é fruto de anos de dedicação, trabalho e comprometimento de toda a comunidade acadêmica da Filosofia”, comemorou a coordenadora.
O bloco de Filosofia passou por recente reforma, o que também colaborou para o conceito máximo do MEC. “Agradeço à gestão da universidade, à reitoria, às pró-reitorias de Graduação e Infraestrutura [Proinfra], a João Paulo Almeida, do gabinete da Reitoria, aos técnicos e gestores do Ichca, aos servidores da Proinfra, Felipe Paes e Walter Quirino, bem como aos trabalhadores da construção civil e aos profissionais de limpeza, que atuaram incansavelmente para garantir a entrega do prédio para a avaliação”, agradeceu a professora Taynam.
O professor Deywid Melo, gestor da Procuradoria Educacional Institucional (PEI), informou sobre os outros cursos que foram avaliados com conceito 4: Música licenciatura, Medicina e Química bacharelado, também ofertados pelo Campus A.C. Simões. Essas pontuações também foram comemoradas pois refletem a qualidade e o compromisso das respectivas unidades com a formação acadêmica de alto nível.
O reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo, parabenizou todos os envolvidos nessas conquistas, destacando que os resultados são fruto de muita dedicação. "Essas avaliações positivas reforçam a missão da Ufal em oferecer uma educação de qualidade, formando profissionais competentes e comprometidos com a sociedade", afirmou.