Ufal propõe Política de Comunicação para aprimorar transparência

Documento ficará disponível para contribuição da sociedade em consulta pública de 2 de abril a 2 de maio

Por Manuella Soares – jornalista / Fotos Renner Boldrino
- Atualizado em 27/03/2025 14h39
Membros titulares da Comissão de Sistematização da Política de Comunicação Raniella Lima, Simoneide Araújo, Jorge André, Rose Ferreira, Camila Fialho, Janaina Alves, Laura Pimenta, Victor Braga, Tainá Rocha e Pollyane de Souza Martiniano
Membros titulares da Comissão de Sistematização da Política de Comunicação Raniella Lima, Simoneide Araújo, Jorge André, Rose Ferreira, Camila Fialho, Janaina Alves, Laura Pimenta, Victor Braga, Tainá Rocha e Pollyane de Souza Martiniano

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) concluiu uma importante etapa na criação da sua Política de Comunicação, uma estrutura abrangente projetada para melhorar as estratégias de comunicação interna e externa. A minuta foi desenvolvida por uma comissão designada para o trabalho e ficará disponível para contribuições da sociedade na plataforma on-line do governo federal, Participa Mais Brasil, a partir do dia 2 de abril.

A coordenadora da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal, Simoneide Araújo, presidiu a comissão formada por dez membros titulares e dez suplentes, representantes dos segmentos técnico, docente e discente [confira aqui a Portaria nº 256]. O objetivo de criar o documento é ter uniformidade e mais transparência nas ações de comunicação institucional.

“Hoje, nós já primamos por prestar um serviço de qualidade, com informações corretas, mas com a política de comunicação vamos continuar garantindo tudo isso, seguindo um padrão, respeitando a identidade institucional. Será uma política a ser seguida pela instituição e não vai estar atrelada a uma ou outra gestão. Será um documento norteador, que vai garantir uma uniformidade no que será divulgado e vai facilitar os fluxos de informações. A intenção com a política de comunicação é reduzir ruídos, garantindo respostas rápidas e adequadas à sociedade e à comunidade universitária, com o intuito de minimizar os impactos negativos na imagem da nossa instituição”, destacou Simoneide.

Todo esse trabalho iniciou antes mesmo da formação da equipe. Simoneide lembra que a iniciativa surgiu em 2020, quando assumiu a gestão da Ascom, no contexto de pandemia, e com a colaboração da gerente administrativa Raniella Lima. Ela fez o levantamento do que já existia nas demais instituições e, assim, construíram uma proposta para embasar o trabalho da comissão designada em 2024. O grupo ficou responsável pela sistematização e aprovação do documento que será discutido durante o período da consulta pública, aberta para a sociedade até 2 de maio.

O professor Victor Braga também fez parte da comissão representando a categoria docente do curso de Jornalismo e destacou sua visão sobre o que foi realizado até aqui. “O trabalho frente à comissão me ofereceu uma experiência muito enriquecedora sob vários aspectos. Pude compreender de perto como o trabalho de comunicação é importante para a compreensão da Universidade como uma unidade coesa, capaz de adotar um discurso único e acessível para toda a comunidade acadêmica, sem esquecer da necessidade de tratar com equidade e respeito. Foi uma responsabilidade grande e que toda a equipe esteve refletindo por um semestre e que, agora, disponibiliza para apreciação”, disse.

A voz estudantil também marcou a criação da Política de Comunicação da Ufal. Tainá Rocha, aluna do 6° período do curso de Relações Públicas pôde dar suas contribuições para um documento tão importante para a história da Universidade.

“Poder ver um documento que, há tantos anos, tem sido discutida a sua importância finalmente ganhar vida, e em um futuro próximo se consolidar como o guia que irá fomentar uma comunicação mais assertiva e acessível na Universidade, me deixa muito feliz e orgulhosa do trabalho de todas as pessoas envolvidas que continuaram acreditando na relevância da Política de Comunicação e me fizeram o convite para participar das reuniões de elaboração”, comentou, ao destacar seu aprendizado pessoal: “Me garantiu uma riqueza de conhecimento e uma nova experiência que reforçam ainda mais meu amor e admiração pela comunicação”.

Para acessar a consulta pública e contribuir também com a Política de Comunicação da Ufal, clique no link disponível aqui.

Objetivos e princípios

O documento descreve vários objetivos principais, incluindo: promover o diálogo entre a Universidade e seus diversos stakeholders [públicos de interesse]; disseminar informações científicas para um público mais amplo e não especializado; aumentar a visibilidade das atividades da Universidade em ensino, pesquisa, extensão, cultura e gestão; construir legitimidade institucional na comunidade e profissionalizar as atividades de comunicação da Ufal.

A Política de Comunicação é guiada pelos seguintes princípios-chave: impessoalidade, visão estratégica, interesse público, transparência, responsabilidade ética e social, qualidade e profissionalismo, credibilidade, diversidade e inclusão, proatividade, sustentabilidade, acessibilidade e comunicação unificada.

A Assessoria de Comunicação é o órgão responsável pela gestão de comunicação da Ufal, supervisionando o uso dos canais oficiais, como o site institucional, as plataformas de mídia social, e a Rádio Ufal, além das listas de e-mail, boletins informativos e painéis externos.

 A política ainda estabelece um Conselho Curador de Comunicação para fornecer orientação e supervisão nas atividades. Simoneide Araújo também reforça: “Seguimos sempre o propósito de aproximar a Universidade da sociedade, demonstrando o papel da nossa instituição como produtora de conhecimento e vetor de transformação social pela educação”.

Ênfase na identidade

A Política enfatiza fortemente o princípio da impessoalidade em toda a comunicação, garantindo que a imagem da Universidade seja apresentada de forma consistente e precisa em todas as plataformas. O logotipo oficial deve ser utilizado em todos os materiais de comunicação, conforme descrito no Manual de Identidade da Ufal.

A minuta também faz referência à ampla divulgação da Resolução da Política de Comunicação, bem como as normas e procedimentos associados, para garantir que todos entendam suas responsabilidades e atuem de acordo com seus preceitos.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.