Andifes publica nota de solidariedade às universidades públicas

Algumas instituições, como UNB e Unicamp, sofreram ameaças, difamações, intimidações e ações violentas

Por Ascom Andifes
- Atualizado em 16/04/2025 21h05

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) expressa sua solidariedade às universidades públicas que têm sofrido ameaças, difamações, intimidações e ações violentas, em especial com relação aos episódios recentes ocorridos na UnB e na Unicamp.

A Andifes manifesta seu total apoio aos reitores e à comunidade universitária e às ações adotadas com responsabilidade, diálogo e compromisso com o bem-estar coletivo. Rejeitamos qualquer forma de violência, intimidação ou ameaça que comprometa a integridade física ou emocional de estudantes, docentes, técnicos, terceirizados e visitantes.

Nossas universidades são espaços de produção de conhecimento, pensamento crítico, liberdade de expressão e exercício da cidadania. São, sobretudo, territórios democráticos, plural e de respeito às diferenças. Diante desses ataques, é fundamental reafirmarmos o valor inegociável da democracia como base para a convivência civilizada e o livre debate de ideias. A defesa da vida, da justiça social, da liberdade de expressão de todas e todos deve ser um compromisso de toda a sociedade.

Seguiremos firmes na defesa de uma universidade segura, democrática e acolhedora.

Brasília, 16 de abril de 2025.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.