HU da Ufal realizou mais uma ação coletiva de cirurgias e exames
Iniciativa faz parte de um projeto nacional que buscar ampliar o acesso à saúde pública e reduzir as filas de espera

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal e Alagoas, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou mais uma ação coletiva de cirurgias e exames no último dia 12 de abril. Os atendimentos deram continuidade ao projeto Ebserh em Ação, iniciativa que faz parte de um projeto nacional da Rede Ebserh, cujo objetivo é ampliar o acesso à saúde pública, reduzir as filas de espera e reforçar o compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS).
No total foram realizados oito procedimentos cirúrgicos: uma exérese de tumor de vias aéreas superiores, uma tireoidectomia, uma mastectomia com implante de prótese, uma plástica mamária reconstrutiva com implante de prótese, duas colecistectomias, uma hernioplastia inguinal, uma hernioplastia epigástrica, além de nove exames de ultrassonografia.
Os pacientes atendidos foram selecionados com base na fila de espera do HU, seguindo critérios de tempo de espera e avaliação pré-operatória. Para a realização dos procedimentos, foram mobilizados profissionais e residentes que atuam em blocos cirúrgicos e unidade de diagnóstico por imagem.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.