Programa de Pós-graduação do Campus Arapiraca lança livro sobre formação docente
Obra é organizada pelas professoras Jacqueline Praxedes de Almeida e Cirlene Jeane Santos e Santos
- Atualizado em 08/04/2025 14h15

O Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus Arapiraca, lançou, na última sexta-feira (4), o livro A construção do ser docente: narrativas autobiográficas. Publicada pela Editora Pedro e João, a obra foi organizada pelas professoras Jacqueline Praxedes de Almeida e Cirlene Jeane Santos e Santos, docentes permanentes do programa e vinculadas ao curso de Licenciatura em Geografia do Campus A.C. Simões, em Maceió.
O lançamento contou com a presença de estudantes das turmas 2024.1 e 2025.1, dos coordenadores do curso, professores Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque e Wilmo Ernesto Francisco Júnior, além de convidados especiais. A obra é resultado da disciplina Fundamentos do Processo e da Pesquisa em Formação de Professores, ministrada no primeiro semestre de 2024, e reúne relatos autobiográficos de docentes e discentes. As narrativas abordam histórias de vida, reflexões teóricas e experiências familiares, escolares e afetivas que contribuíram para a construção da identidade docente dos autores.
As organizadoras, que também compartilharam suas trajetórias — da educação básica ao ensino superior —, destacaram a importância da obra para a formação inicial e continuada de professores. Segundo elas, o livro tem um papel inspirador, ao conectar vivências individuais a processos coletivos de construção da identidade docente, permeados por múltiplas percepções e experiências, expressas em diferentes tempos e espaços.
Um dos pontos altos do evento foi a participação dos autores Erisson Jordan Ferreira Fonseca, Sinesia Correia da Silva e Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Gama, que integraram a mesa de lançamento, mediada pela professora Jacqueline Praxedes. Sinesia Correia classificou o momento como um marco em sua vida, destacando o valor simbólico da escrita como forma de superação e transformação.
Outros autores também relataram suas experiências de escrita autobiográfica. Luiz Alan Silva descreveu o processo como "profundamente enriquecedor", por permitir revisitar momentos marcantes de sua formação.
André Camilo enfatizou o caráter transformador da narrativa: “Ao revisitar minha trajetória, percebi que os obstáculos nos moldam e nos transformam. A autobiografia me levou a refletir sobre minha identidade pessoal e profissional”.
Já Júlia Hosana considerou a escrita “desafiadora e prazerosa”, por resgatar elementos que influenciaram sua vocação. Yzaac Francisco celebrou a oportunidade de reconhecer-se como educador, enquanto Taline Mayana Bezerra definiu a publicação como “uma realização pessoal e profissional”, destacando sua gratidão pelas experiências formativas.
Lívia Thaysa ressaltou o potencial inspirador da obra: “Ela desperta a certeza de que é possível realizar sonhos, superar desafios e transformar histórias”. Luana da Silva reforçou a importância do trabalho coletivo: “Este livro é a concretização de um marco especial em nossa trajetória”.
Financiada pela Capes e pelo Programa de Apoio à Pós-graduação (Proap), a obra está disponível gratuitamente em formato digital no site da Editora Pedro e João. Para ampliar o acesso, exemplares físicos foram doados à Biblioteca Central da Ufal e estão disponíveis para empréstimo nas bibliotecas dos campi A.C. Simões (Maceió) e Arapiraca. A proposta é que a versão impressa chegue a estudantes, pesquisadores e demais interessados, em diferentes formatos.
Durante o evento, também foi lançado o livro Pluralidades sobre Ensino e Formação de Professores, organizado pelos professores Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque, Welington Francisco e Adelmo Fernandes de Araújo, igualmente disponível gratuitamente em formato digital.
Ambas as publicações reafirmam o compromisso do PPGEFOP com a produção de conhecimento voltado ao ensino e à formação docente, oferecendo reflexões teóricas e experiências práticas relevantes para educadores e pesquisadores da área.