Ufal abre seleção de tutores para cursos de especialização a distância

Inscrições vão até 5 de maio; seleção contempla diferentes áreas do conhecimento com atuação em polos presenciais e a distância

Por Danielle Cândido – jornalista Ascom Cied
- Atualizado em 16/04/2025 20h38
Ufal vai selecionar tutores para pós-graduação / Foto Renner Boldrino
Ufal vai selecionar tutores para pós-graduação / Foto Renner Boldrino

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), está com inscrições abertas para o processo seletivo de tutores bolsistas que atuarão nos cursos de especialização da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da Copeve, até o dia 5 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e há possibilidade de isenção para candidatos de baixa renda inscritos no Cadúnico. Ao todo, são ofertadas 30 vagas, com cadastro de reserva, para atuação em diversas áreas do conhecimento com atividades presenciais e remotas.

Conforme especificado no edital, há vagas para tutores nos cursos de especialização em áreas como Gestão Escolar, Educação Infantil, Educação em Direitos Humanos, Gestão Pública, Ensino de Ciências e Saúde Única, Ensino de Geografia, entre outros. A seleção será feita por meio de prova de títulos, com caráter classificatório e eliminatório.

Os interessados devem ter experiência mínima de um ano no magistério (ensino básico ou superior), formação exigida para o curso pretendido e residir no estado de Alagoas. A atuação como tutor exige disponibilidade de 20 horas semanais, sendo 16 horas de acompanhamento virtual e 4 horas presenciais, com participação em atividades nos polos e na sede da Cied.

Segundo a professora Lilian Figueiredo Voss, coordenadora da UAB Ufal, o papel do tutor é estratégico para o sucesso dos cursos ofertados pela universidade. “O tutor é o elo entre o estudante e o curso. Ele acompanha de perto o desenvolvimento dos alunos, medeia as interações no ambiente virtual, nos encontros presenciais e contribui diretamente para a qualidade da formação”, destacou.

Ainda de acordo com a coordenadora, essa é uma oportunidade importante tanto para profissionais da educação quanto para o fortalecimento da educação a distância no estado. “Estamos consolidando uma rede de formação continuada em Alagoas. A atuação como tutor na UAB Ufal é também uma experiência enriquecedora, que fortalece a prática docente e a interiorização do ensino superior público”, afirmou.

Os tutores selecionados atuarão durante o ano de 2025/2026, conforme a demanda dos cursos e polos. Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site da Copeve.






Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.