Ufal apresenta projetos ao Conselho Deliberativo do Sebrae Alagoas

Apresentação teve como local a Sala da Secretaria dos Conselhos Superiores, na Reitoria, em Maceió

Por Diana Monteiro - jornalista
Apresentação teve como local a Sala da Secretaria dos Conselhos Superiores, na Reitoria, em Maceió
Apresentação teve como local a Sala da Secretaria dos Conselhos Superiores, na Reitoria, em Maceió

A parceria do Sebrae de Alagoas com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) proporcionou dois importantes momentos entre a instituição alagoana e ao órgão de apoio às micro e pequenas empresas locais. Pela primeira vez, houve uma reunião ordinária do Conselho Executivo do Sebrae/AL, feita fora do ambiente do citado órgão, que também proporcionou a apresentação de projetos liderados pela instituição alagoana em benefício da sociedade, contemplando diversas áreas.

A programação transcorreu durante os dois horários, marcou a 6ª Reunião do Conselho Estadual e foi realizada na sala da Secretaria dos Conselhos Superiores (Secs), na Reitoria, na quarta-feira (18). Contemplou, pela manhã, o tema sobre o panorama dos pequenos negócios atendidos pelo Sebrae e sobre o impacto do Projeto Cidades Empreendedoras nos territórios alagoanos. À tarde, houve a apresentação dos projetos, oportunidade em que os participantes parceiros conheceram detalhes de várias ações executadas pela Universidade.

A importância da parceria entre a Ufal e o Sebrae foi enaltecida pelo reitor Josealdo Tonholo, pelos participantes representantes do CDE e das diretorias que compõem o Sebrae local. Os coordenadores dos projetos reforçaram o apoio recebido do órgão estadual, oportunidade, também, em que o presidente do Conselho Executivo, Kennedy Calheiros, enfatizou as possibilidades de ampliação e de maior interação para a execução e fortalecimento de programas voltados à comunidade alagoana. O Sebrae de Alagoas tem como diretor-superintendente Domício Silva, e o Conselho Deliberativo é composto por membros representantes de diversas entidades.

Durante a apresentação dos projetos, os coordenadores destacaram avanços crescentes e a projeção da Ufal na liderança das ações cada vez mais beneficiando a sociedade, assim como, otimizando aprendizados, qualificação acadêmica e profissional na formação de recursos humanos para o mercado de trabalho.

Ações da Ufal

Na oportunidade, os participantes conheceram as várias ações em andamento do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF), que tem como slogan Educação Fiscal: Conhecimento que Transforma e Empodera, coordenado pela professora Marluce Salgueiro, da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (Feac). Um dos objetivos específicos do projeto de extensão é o de qualificar o futuro profissional por meio de uma vivência prática, proporcionando a aplicação profissional do aprendizado, assim como, a geração de conhecimento acerca das obrigações tributáveis.

As ações do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Ufal, foram apresentadas pelo coordenador Edmilson Fialho. O projeto é ligado ao Instituto de Computação (IC), tem como propósito equidade educacional e transformação digital e é considerado um dos mais importantes e mais qualificados grupos de pesquisa em Informática na Educação do país e uma liderança no apoio de políticas educacionais e transformação digital.

Os representantes do Sebrae e do Conselho Deliberativo também conheceram a importância e a projeção do projeto de pesquisa e extensão denominado de Festival de Música de Penedo: Música, Cultura e Patrimônio no Coração do São Francisco. Apresentado pelo coordenador Marcos Moreira, o Festival busca valorizar a cultura local, nacional e internacional, fomentando o turismo, a educação musical e o desenvolvimento econômico da região.

O Circuito Penedo de Cinema encerrou a apresentação dos projetos e os participantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes e a amplitude da ação promovida pela Ufal. O coordenador Sérgio Onofre, que pertence ao corpo docente da Unidade Penedo, enfatizou que o Circuito contempla a junção de realização de quatro eventos: Festival Universitário, Festival de Cinema Brasileiro, Festival Velho Chico de Cinema Ambiental e o Encontro Acadêmico, promovido durante evento. Penedo, local de realização do concorrido evento, foi reconhecida, em 2023, uma Cidade Criativa da Unesco, na categoria audiovisual.

A apresentação dos projetos elencados terá continuidade nas reuniões ordinárias que transcorrerão em breve no Conselho Deliberativo Estadual.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.