Ufal coordena seminário internacional sobre Tecnopolíticas

O evento faz parte de projeto coordenado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), por meio do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (Nest)

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em 27/06/2025 14h55

Nos dias 3 e 4 de julho, será realizado o 1º Seminário da Rede Tecnopolíticas da Participação, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA.ULisboa). O evento integra as atividades do projeto internacional Tecnopolíticas da Participação: panorama das políticas e práticas habitacionais contra-hegemônicas nos contextos brasileiro e português, coordenado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (Nest), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), com financiamento do CNPq.

O projeto, contemplado na chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 22/2024, coordenado pela professora Débora Fonseca, tem como objetivo identificar oportunidades de inovação nos mecanismos de participação adotados em políticas e práticas habitacionais, com foco nos Planos Locais de Habitação de Interesse Social (PLHIS), no Brasil, e nas Estratégias e Planos Locais de Habitação (ELH/PLH), em Portugal.

A pesquisa reúne docentes e investigadores de diversas instituições. No Brasil, participam a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a própria Ufal, como instituição proponente e gestora. Em Portugal, integram o projeto a FA.ULisboa, por meio do grupo Gestual-Ciaud, o Instituto Universitário de Lisboa (Dinâmia’CET-ISCTE), a Universidade Nova de Lisboa (Nova FCSH) e a Universidade de Aveiro (UA).

O evento tem como proposta central sistematizar o referencial teórico-metodológico do projeto, além de promover debates sobre participação democrática, tecnologias digitais, políticas habitacionais, assessoria técnica e extensão universitária, a partir de uma abordagem crítica, comparada e propositiva. Também busca consolidar uma rede de investigação e cooperação acadêmica sobre o tema.

A coordenadora do projeto na Ufal, professora Débora Fonseca, destaca a relevância do seminário diante das intensas transformações sociais e tecnológicas. “Este debate é fundamental neste momento de tantas mudanças tecnológicas que melhoram o mundo para alguns, mas muitas pessoas não têm uma moradia adequada, o que implica sofrimento no cotidiano daqueles que estão à margem deste progresso”, ressalta a professora.

A coordenadora reforça a convocação. “Convidamos todos os interessados nos temas da habitação, participação, democracia, justiça social, direito à cidade e tecnologia a se juntarem a nós na busca por soluções e possibilidades para um outro modo de produzir e viver a cidade, mais justo e adequado a cada necessidade”, afirmou.

Com formato híbrido, o seminário contará com participação presencial na FA.ULisboa e transmissão via Zoom, mediante inscrição prévia neste link. A atividade é gratuita e aberta à comunidade acadêmica e demais interessados.

Mais informações estão disponíveis na página oficial do projeto.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.