Ufal e governo inauguram nova sede do Captv em parceria com o Programa Creche Cria
Espaço será referência em educação infantil e formação universitária
- Atualizado em

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o governo do estado inauguraram, no final da manhã desta quinta-feira (5), a nova sede do Colégio de Aplicação Telma Vitória (Captv), que agora passa a funcionar na Creche Cria, construída no Campus A.C. Simões, em Maceió. O governador Paulo Dantas e o reitor Josealdo Tonholo celebraram mais essa parceria e união em prol da educação de qualidade e do desenvolvimento de Alagoas.
O prédio vai receber as crianças matriculadas no início do ano letivo no Captv, de zero a 5 anos e 11 meses, oferecendo educação infantil de qualidade e servindo como campo de estágio, pesquisa e extensão para estudantes de diversos cursos da Universidade. A nova sede conta com salas especializadas, berçário, sala de amamentação e refeitório.
O governador Paulo Dantas comemorou a entrega da obra em tempo recorde. “Há seis meses autorizamos a execução da creche. Hoje entregamos um espaço de excelência, que educará com dignidade e servirá de suporte para a formação acadêmica dos nossos jovens”, declarou. O governador aproveitou ainda para anunciar novas parcerias com a Ufal, incluindo ações para qualificar o curso de Medicina em Arapiraca, integrando o futuro Hospital Metropolitano do Agreste à Universidade.
Durante a cerimônia, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, ressaltou a importância da parceria com o governo de Alagoas. “Estamos num momento de escassez orçamentária, e esse presente que o governador nos dá é essencial. Essa creche escola será um pilar na formação dos nossos estudantes das áreas de Educação, Saúde e Ciências Sociais, além de beneficiar as crianças da comunidade universitária e do entorno”, destacou.
Para a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, essa parceria entre Creche Cria e Colégio de Aplicação tem um caráter estratégico. “É a primeira creche em uma universidade pública em Alagoas e será modelo para as demais. A estrutura foi pensada integralmente para as crianças, com espaços proporcionais à sua realidade e necessidades”, afirmou.
A diretora do Captv, Surama Angélica Yalim, comemorou a conquista. Segundo ela, apesar do novo espaço, o número de turmas da educação infantil permanece o mesmo, com expectativa de ampliação gradual, podendo chegar a 200 crianças. “Agora passamos a ter um prédio próprio, com infraestrutura adequada às crianças pequenas. Isso eleva a visibilidade do Captv, que tem se tornado referência em ensino, pesquisa e extensão”, explicou.
Pais e responsáveis também destacaram a importância da nova sede. A técnica-administrativa da Ufal, Manuella Aragão, mãe de um aluno do Captv, elogiou a qualidade da estrutura e dos profissionais. “É um equipamento público de excelência, que acolhe, educa e permite a permanência dos servidores e estudantes na universidade com tranquilidade. Precisamos garantir a ampliação das vagas para que mais famílias tenham acesso”, comemorou.
Veja mais fotos da inauguração no Flickr Ufal
Clique aqui e assista ao vídeo do Captv exibido na inauguração
