Dia E: Hospital Universitário realizou mais de 70 atendimentos
Iniciativa faz parte do programa Agora tem Especialistas, do Governo Federal, e foi promovida pela Ebserh
- Atualizado em
O Hospital Universitário (HU) da Ufal, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no último sábado (5), o Dia E, mutirão com 79 atendimentos. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil.
Os procedimentos ofertados consistiram em 30 tomografias computadorizadas, 10 laudos de patologia e 39 cirurgias, sendo 21 injeções intravítreas, cinco de catarata, seis de pterígio, uma de ressecção de lesão da boca, quatro hernioplastias e duas cirurgias pediátricas de hérnia umbilical. No total, já foram feitos 431 atendimentos nos mutirões realizados ao longo do ano no hospital.
Um dos pacientes atendidos no mutirão, Luiz Gonzaga Rodrigues Silva, destacou que a ação possibilitou a realização da cirurgia oftalmológica que estava aguardando. “Há cerca de 30 dias estou esperando esse procedimento. Já fiz a cirurgia em um olho e agora vou fazer no outro para ver cada vez melhor”, enfatizou.
O superintende do hospital, Célio Rodrigues, destacou a relevância da iniciativa para diminuir a espera dos pacientes do Sistema Único de Saúde. “É muito importante que a gente consiga fazer esses mutirões para reduzir as filas do SUS e diminuir a angústia e o sofrimento daqueles que aguardam atendimento. É uma alegria participar de ações como essa”, enfatizou.
Em toda a Rede, o Dia E ofertou mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais em todo o país. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.