Ufal acolhe novos estudantes com calourada lotada no campus
Evento marcou o início do semestre 2025.1 com música, reflexão e defesa da educação pública
- Atualizado em 09/07/2025 14h42

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deu as boas-vindas aos calouros do semestre 2025.1 com uma calorosa recepção no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, na tarde desta segunda-feira (7). O evento, promovido pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd), Estudantil (Proest), de Extensão e Cultura (Proexc) e de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), contou com a participação das direções de unidades acadêmicas, coordenações de cursos e centros acadêmicos.
A aula inaugural teve como tema A Universidade mudou a minha vida e começou com a exibição do vídeo institucional Ufal Além dos Muros, seguido de uma emocionante apresentação do grupo de Saxofones da Ufal, com regência do professor Kleber Dessoles. O grupo reúne 12 integrantes, entre estudantes de graduação, de cursos técnicos, músicos profissionais da universidade e egressos do curso de licenciatura em Música.
Em seguida, a frente de honra foi formada pelo reitor Josealdo Tonholo, a vice-reitora Eliane Cavalcanti, o pró-reitor Estudantil, Alexandre Lima, o pró-reitor de Extensão, Cézar Nonato, e o estudante Matheus Vasconcelos, representando o Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Representando os discentes, Matheus Vasconcelos falou sobre a conquista que representa ingressar na universidade pública. “Depois de tantos sacrifícios e dedicação, é um sonho realizado. A Ufal é uma janela de oportunidades, mas também é um local de resistência. Meu conselho: se engajem para além da sala de aula”.
A vice-reitora Eliane Cavalcanti ressaltou o papel da Universidade na transformação social. “Vocês ocupam um espaço de transformação. Aqui é o lugar de aprender, se qualificar e lutar por um mundo melhor. Sejam grandes profissionais e honrem a Ufal”, desejou aos ingressantes.
O reitor Josealdo Tonholo fez um discurso contundente, destacando o papel da educação como instrumento de mudança. “A Ufal é uma universidade que tem a missão de transformar o estado de Alagoas. Mas ela transforma também a realidade de cada um dos oito municípios onde tem presença direta, nos 16 municípios da UAB [Universidade Aberta do Brasil], e nos 102 municípios alagoanos de onde vêm nossos estudantes”, declarou.
Tonholo aproveitou o momento para alertar sobre os riscos que ameaçam as universidades públicas. “Estamos começando um novo semestre, mas as universidades federais estão sob ataque. O estrangulamento orçamentário é uma forma cruel de calar a educação. Mesmo assim, se não tiver sala de aula, vamos para debaixo da mangueira. A educação não para”, afirmou, em referência simbólica à tradição filosófica de ensinar em espaços abertos.
Palestra e depoimentos
O professor João Batista de Menezes Bittencourt, do Instituto de Ciências Sociais, foi o convidado para a palestra principal. Ele compartilhou sua trajetória e incentivou os estudantes a explorarem a diversidade de caminhos proporcionados pela universidade. “A realidade é complexa e precisamos estudá-la. Só assim é possível promover mudanças”, afirmou.
A acolhida também foi marcada por relatos emocionantes de novos estudantes. Wladimyr Xavier Ferreira da Silva, calouro do curso de Ciências Econômicas, revelou que ainda está se descobrindo. “Entrei no curso porque vi nele um potencial para me entender melhor. Minha expectativa é evoluir intelectualmente e me encontrar aqui na Ufal”, contou.
Jennifer Cavalcante, aprovada na primeira tentativa para o curso de Letras – Inglês, falou com entusiasmo sobre o novo ciclo: “Sempre quis entrar na universidade. Estou muito feliz por estar aqui e espero aproveitar todas as oportunidades, inclusive um intercâmbio. É tudo muito novo, mas a expectativa está lá em cima!”.
A calourada mostrou, mais uma vez, a força da Universidade Federal de Alagoas como espaço de acolhimento, transformação e resistência. O movimento estudantil estava representando e afirmou as pautas em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, com cartazes e palavras de ordem. A recepção aos calouros e calouras continua com a programação específica de cada curso, durante toda a semana.
No Ceca
Nesta terça (8), foi o dia de recepcionar os novos alunos e alunas do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo. A cerimônia teve apresentação do musical Grupo da Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal, sob a regência do professor Clistenes Lisboa, e palestra da professora Patrícia Muniz de Medeiros.
O reitor Josealdo Tonholo presidiu a mesa de honra, composta pelo diretor do Ceca, Gaus Silveste, além de representantes da gestão central e representação da comunidade acdêmica.
Amanhã (9), das 19h30 às 21h30, e quinta-feira (10), das 9h30 às 11h30, será a recepção aos novatos do Campus Arapiraca. Também quinta, a partir das 14h, será a aula inaugural do Campus do Sertão