Ufal celebra 20 anos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Evento comemorativo será realizado nesta segunda-feira(28), e contará com palestras e debates
O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebra 20 anos de existência em evento comemorativo, a ser realizado nesta segunda-feira (28), no auditório da Reitoria, das 8h30 às 17h, e contará com a participação de acadêmicos e autoridades.
Pela manhã, após a mesa de abertura, o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César Paiva, fará uma palestra sobre os avanços e desafios do setor ambiental no Estado de Alagoas. A tarde, a partir das 13h30, será formada uma mesa-redonda que discutirá as perspectivas e caminhos para engenheiros ambientais e sanitaristas, com a presença da diretora executiva de desenvolvimento sustentável e operações da prefeitura de Maceió, Kedyna Tavares; do doutor em Engenharia Civil e professor da Ufal, Antônio Netto e do engenheiro ambiental e sanitarista da Mais Ambiental, Tairo do Vale.
Criado a partir da resolução n° 20/2005 do CEPE em 27 de julho de 2005, o curso, que nasceu em resposta às crescentes demandas sociais, econômicas e ambientais e mediante os complexos problemas decorrentes da degradação de ecossistema, da urbanização acelerada, da escassez de recursos hídricos, da geração de resíduos e da necessidade urgente de políticas públicas sustentáveis, teve sua primeira turma já em 2006, e ao longo desses anos vem formando profissionais capacitados que se destacaram pela sua atuação a favor do meio ambiente.
O curso se estrutura em uma proposta pedagógica multidisciplinar, que integra conhecimentos das ciências exatas, naturais e sociais, proporcionando uma formação crítica, ética e tecnicamente sólida aos seus discentes, que vem contribuindo com a construção de soluções sustentáveis para os desafios ambientais da atualidade. Acompanhando os avanços tecnológicos, as novas legislações ambientais e os paradigmas da sustentabilidade global, o curso vem evoluindo, sempre com foco na qualificação profissional e na atualização de conteúdos que dialogam com a realidade do mundo do trabalho e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
O corpo docente, formado por mestres e doutores com sólida trajetória acadêmica e experiência no setor ambiental, também é destaque, participando ativamente em consultas públicas, projetos de iniciação científica, mestrados, doutorados e parcerias com instituições públicas e privadas, consolidando o curso como um polo de produção e difusão de conhecimento, tanto em ambiente acadêmico quanto para a sociedade.
Recentemente, em 22 de julho, o curso tornou-se pioneiro a implementar o Programa de Gestão Socioambiental (PGSA), iniciativa que tem como objetivo a implementação de políticas sustentáveis dentro da Ufal. Posteriormente, a iniciativa avançará por todos os cursos, de todos os campi.
Em um cenário onde as emergências climáticas são cada vez mais próximas, marcado pelas desigualdades socioambientais e pela necessidade de transições energéticas e ecológicas, a fim de se promover um desenvolvimento que atue a favor do meio ambiente, o papel do engenheiro ambiental e sanitarista é imprescindível, demonstrando a importância do curso para a sociedade e para o mundo.
A comemoração dos 20 anos representa a consolidação de um projeto acadêmico e científico que se destaca pela excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e pela contribuição efetiva para o desenvolvimento sustentável de Alagoas e do Brasil. Parabéns a todos que fazem parte desta história!