Ufal concede mais três títulos de doutor honoris causa para docentes do ICBS e bióloga do IMA

Alfredo Raimundo Dacal, Amundson Portela e Rosângela Lyra Lemos foram os homenageados da noite

Por Izadora García – relações públicas
- Atualizado em 17/07/2025 19h16
Ufal concede mais três títulos de doutor honoris causa para docentes do ICBS e bióloga do IMA
Ufal concede mais três títulos de doutor honoris causa para docentes do ICBS e bióloga do IMA

Na tarde da última quinta-feira (3), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) concedeu aos professores Alfredo Raimundo Correia Dacal, Amundson Portela Holanda Cavalcanti e à bióloga Rosângela Pereira de Lyra Lemos o título de doutor honoris causa, em reconhecimento aos serviços prestados à área das ciências biológicas e à sociedade alagoana.

Na ocasião, além dos homenageados, compuseram a mesa de honra a reitora honorária da Ufal, Ana Dayse Dorea, a vice-reitora Eliane Cavalcante, e o vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Wagnner Porto.

A cerimônia teve início com a leitura das resoluções nº 125/2024, 126/2024 e 127/2024 do Conselho Universitário da Ufal, que concedeu as honrarias a pedido do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). O momento foi seguido pela leitura dos termos responsivos e pela transladação das vestes talares, no qual os novos doutores recebem os trajes que representam o saber e a autoridade acadêmica.

Na sequência, professores do ICBS foram convidados a apresentar os discursos panegíricos, relembrando as trajetórias pessoais, acadêmicas e profissionais dos homenageados.

Cláudia Maria Lins falou sobre a importância do professor Dacal para a parasitologia e, especialmente, no combate à Leishmaniose no estado de Alagoas. O professor foi um dos pioneiros na ampliação da testagem e no estudo da doença que afeta pele e órgãos de pessoas e animais. Mas reforçou, ao longo do seu discurso, que o principal legado do professor foi a forma afetiva com a qual sempre tratou seus estudantes.

“A homenagem é para o professor Dacal, mas seguindo o seu maior ensinamento, de reconhecer a importância dos elos entre as pessoas, é impossível não estender a reverência a todos que fizeram a parasitologia no estado de Alagoas. O professor Dacal segue inspirando novos profissionais, pelo afeto, por esse processo educativo que continua mudando pessoas para que estas mudem o mundo para melhor”, afirmou Lins.

“Eu agradeço muito ao Consuni e à direção do ICBS. Eu gosto muito de reforçar que ninguém faz nada sozinho. Só somos capazes de fazer se tivermos colegas, amigos, pessoas que cheguem junto”, afirmou Dacal.

O professor relembrou, em seus agradecimentos, pontos marcantes de sua trajetória, como a participação no movimento estudantil, durante o período da Ditadura Militar.

“Enquanto eu tiver vida e saúde, eu continuarei assim, lutando. Sem educação de qualidade, nenhuma nação se desenvolve. Por isso, contribuir com a educação das pessoas, é minha missão de vida, desde estudante” complementou Dacal.

Em seguida, Célio Rodrigues, diretor do Hospital Universitário (HU) da Ufal, falou sobre a trajetória do professor Amundson. Ele enfatizou a dedicação do docente, que continua em atividade na Ufal. “O Amundson continua vindo nas aulas até hoje, não aposentou. Isso é impressionante e é um prazer tê-lo conosco”, afirmou Célio. “Ele é nosso atlas, nosso tratado de anatomia, a quem sempre podemos consultar”, brincou.

“Queria agradecer ao setor de Biologia, que foi de onde partiu a minha indicação para esse título honorífico tão importante. Fazendo as contas, no curso de Medicina, tomando por base 80 alunos por ano, eu contribuí, aproximadamente, com a formação de cerca de 4.000 médicos, o que não é pouca coisa”, informou, orgulhoso.

Por fim, Flávia de Barros Moura discursou sobre a bióloga Rosângela Lyra, que atualmente é responsável pelo herbário do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas. “Enquanto gerenciava diversas funções, como tantas outras mulheres, o herbário estava de pé. Rosângela fazia e segue fazendo tudo que está sob sua responsabilidade com a mesma competência que tem como botânica. Ela tem sido o pilar para a continuação do herbário. Um acervo conhecido internacionalmente. Sob sua curadoria, ele não é um depósito de amostras, ele é um espaço vivo da memória botânica” elogiou Flávia.

“Temos espécies frágeis, restritas a micro-habitats, e só temos essas amostras porque alguém viu, coletou e levou ao repositório E, por muitas vezes, esse alguém foi a Rosângela. Reconhecer sua trajetória é dizer que o fazer científico das mulheres importa. Você não é apenas uma curadora de plantas, é de vidas, de trajetórias e de futuros. Neste momento tão especial, deixo aqui o meu mais profundo respeito, minha gratidão pessoal e a nossa gratidão institucional”, concluiu.

Rosângela agradeceu, dedicando o título a todos que compartilham com ela o amor pela botânica. “Eu dedico esse momento à botânica alagoana e me sinto feliz de acreditar em todos que prosseguirão nessa missão e que estão aqui presentes. Que possam viver o compromisso de continuar levando o herbário para o futuro. Renovo meu compromisso com a catalogação, documentação e preservação da flora alagoana”, afirmou.

Wagnner Porto, vice-diretor do ICBS, falou sobre a importância de homenagear pessoas que se dedicam à instituição e às ciências. “É com profunda honra e emoção que estou aqui para celebrar um dos momentos mais nobres da vida universitário. Esse título carrega o valor simbólico de relembrar a vida de pessoas cujas trajetórias ultrapassam os limites do fazer cotidiano. Hoje temos a felicidade e a justiça de conceder a esses três nomes que se confundem com a história da biologia no estado de alagoas”, afirmou.

A cerimônia foi encerrada com a fala da vice-presidente do Consuni e vice-reitora da UIfal, Eliane Cavalcante. “É um momento muito especial em que a Ufal reconhece publicamente a história e os feitos de três grandes figuras. São muitas histórias e cada uma das pessoas que está aqui foi marcada por um dos três, estamos todos recebendo um pouco desse título”, concluiu.

Veja mais fotos da solenidade no Flickr Ufal. Clique aqui

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.