Ufal intensifica mobilização para o Enade 2025 e destaca novidades

Novas provas ampliam formas de utilização da nota do Exame e reforçam papel da avaliação na qualidade do ensino superior

Por Ascom Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) já iniciou os preparativos para a edição 2025 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Este ano, embora o Enade mantenha sua estrutura tradicional de avaliação, foram feitas alterações relevantes na periodicidade e nos instrumentos aplicados, especialmente para os cursos de Licenciatura que agora passam a ser avaliados anualmente.

Entre os cursos da Ufal, 49 foram enquadrados para a prova deste ano, incluindo todas as 35 licenciaturas presenciais e algumas da modalidade de educação a distância (EAD). Aproximadamente, três mil estudantes concluintes participarão das provas que serão aplicadas em etapas: 19 de outubro, será o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) para os estudantes de Medicina; 26 de outubro, a Prova Nacional Docente (PND) para os de licenciatura; e 23 de novembro será aplicado o tradicional Enade para cursos de bacharelados e tecnologias. 

Já a Avaliação da Prática (AP), exclusiva para estudantes de licenciatura em estágio de regência, também segue um cronograma específico, com atividades indo de 4 de agosto a 14 de novembro, incluindo a avaliação feita por supervisores das escolas parceiras.

Os estudantes podem verificar se foram selecionados para a prova diretamente no site do Enade.

Para mais informações sobre as provas, basta acessar o site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) clicando aqui. 

PND e Enamed

Uma das principais novidades da edição 2025 é a Prova Nacional Docente (PND), que usa o mesmo conteúdo da prova do Enade e permite que licenciados usem sua nota como critério de seleção para concursos públicos estaduais e municipais. O procurador Educacional Institucional da Ufal, Deywid Melo, afirma que essas mudanças são uma medida para impulsionar a participação dos estudantes nas provas. 

"A ideia do governo foi dar mais utilidade à nota do Enade. Agora, com a PND, essa mesma prova serve também como uma espécie de avaliação para processos seletivos em redes públicas de ensino", afirma Deywid.

Já os estudantes de Medicina precisam se inscrever no Enamed, um exame específico que, além de avaliar a formação médica, poderá futuramente ser utilizado como critério no Exame Nacional de Residência (Enari).

A PND e o Enamed são de participações obrigatórias, só que no Enamed o estudante precisa realizar sua matrícula e pagar uma taxa de participação.  

"No Enamed, os alunos devem fazer a inscrição manualmente no sistema. A nota do exame poderá ser aproveitada em processos seletivos para residência médica, tornando essa avaliação ainda mais estratégica para os futuros profissionais da saúde", completa o procurador.

Cartilhas e apoio ao estudante

Para facilitar o acesso às informações, a Ufal também está elaborando cartilhas, que serão disponibilizadas posteriormente, específicas para cada grupo de cursos.  A ideia é reunir, de forma visual e objetiva, as orientações sobre prazos, procedimentos e responsabilidades.

"A gente sabe que são muitas regras, então queremos oferecer esse material com o apoio dos bolsistas. Mesmo que seja simples, um PDF com datas e instruções, já ajuda muito os alunos a não perderem prazos importantes", afirma Deywid.

Importância institucional

O procurador ressalta que a participação no Enade é fundamental para a comunidade discente e para a qualidade institucional da Ufal, uma vez que, além do aluno, o exame serve para o componente do CPC, o Conceito Preliminar de Curso, que, por sua vez, compõe o IGC Índice Geral de Cursos (ICG).

"O Enade não é só mais uma prova. Ele é um dos principais instrumentos de avaliação externa dos cursos e gera indicadores como o IGC, que impactam diretamente na nota da instituição. Hoje, a Ufal tem conceito 4 no IGC. Isso é fruto de um trabalho sério e coletivo que começa com a formação sólida oferecida pelos cursos e passa também pela participação comprometida dos alunos no exame", conclui.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.