Atenção: acesso ao Campus A.C. Simões deve ser informado oficialmente
Direção e secretaria devem autorizar por e-mail a entrada de servidores, alunos, e prestadores de serviços, em dias especiais
- Atualizado em
A Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) reforça à comunidade acadêmica alguns procedimentos necessários para acessar o Campus A.C. Simões nos finais de semana, feriados, recessos escolares e fora do horário normal de expediente. De acordo com o protocolo de monitoramento adotado pela Ufal, por motivos de segurança, é necessário aviso prévio de dois dias úteis.
O gerente de Segurança Institucional da Proinfra, Robson Damião, explica que servidores, pesquisadores, discentes ou docentes que precisarem utilizar as áreas internas das unidades acadêmicas e administrativas, devem ter permissão solicitada por meio do correio eletrônico gsi@proinfra.ufal.br.
Como os portões fecham a partir das 14h15 dos sábados e permanecem fechados aos domingos, feriados e horários anormais, a medida facilita o controle da empresa terceirizada de segurança que faz o monitoramento do local.
“Caso as direções das unidades ou de sua secretaria não enviarem um e-mail institucional, constando permissão expressa de acesso, as pessoas terão que se identificar na portaria, cujo registro e destino serão anotados pelo vigilante”, reforça Robson, alertando também que não serão aceitos e-mails pessoais.
O gerente esclarece ainda que, atualmente, o acesso de veículos e pessoas é controlado de maneira observatória por vigilantes terceirizados e por câmeras do sistema de vídeo monitoramento. “Os vigilantes são empregados como uma função inibidora, também se comunicando com a central de monitoramento em caso de identificar pessoas em atitudes suspeitas”, disse.
No trabalho de manter o Campus seguro, a Proinfra esbarra em dificuldades devido às diversas aberturas não oficiais criadas a partir da violação das barreiras perimetrais, como os muros do entorno, além da inexistência de outros dispositivos de controle de acesso. “Fica impossibilitado o controle mais efetivo. Acrescentadas a estas dificuldades de controle está o grande tráfego de pessoas e veículos não pertencentes ao campus, que utilizam o acesso das portarias como passagem entre a BR 104 e a Avenida Paulo Holanda, as rede bancária e outros serviços”, afirmou o gerente.
Como solicitar a permissão
É necessário um e-mail institucional encaminhado pela direção da unidade ou de sua secretaria, constando permissão expressa de acesso, nome completo das pessoas autorizadas, qualificação (servidor, aluno, funcionário terceirizado, prestador de serviços), telefone de contato, número de identidade e data de permissão de acesso.
A Proinfra alerta que a pessoa deve portar o documento informado no e-mail da direção e apresentar ao vigilante no acesso ou quando solicitado pelo profissional da segurança. O e-mail também deve conter autorização caso seja necessária a retirada e entrega de chaves na central de chaves da Reitoria.
Não serão aceitos e-mails pessoais. “Oriento que consultem o Núcleo de Tecnologia da Informação sobre o recurso de e-mail institucional”, indicou Robson.
Mais informações pelo telefone: 3214-1290 ou e-mail gsi@proinfra.ufal.br.