Adufal realiza Seminário Universidade em Debate nos dias 18 e 19 de agosto
Evento é gratuito, acessível em Libras e emitirá certificado; confira a programação completa
- Atualizado em
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) traz de volta ao seu calendário anual de atividades o Seminário Universidade em Debate. A segunda edição do evento acontece nos dias 18 e 19 de agosto, totalmente gratuito, acessível em Libras e com emissão de certificado. Para se inscrever, clique aqui.
A primeira edição do seminário ocorreu em 2019, também no mês de agosto e com dois dias de atividade, mas apenas duas mesas de discussão. Neste ano, a entidade realizará quatro mesas, abordando assuntos como conjunturas política e econômica, financiamento das universidades, assédio moral no meio acadêmico e adoecimento docente.
Os dois dias do evento serão realizados no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), localizado no Campus A.C. Simões da Ufal, em Maceió. A atividade é destinada a toda comunidade acadêmica da instituição.
De acordo com o presidente da Adufal, professor Jailton Lira, o objetivo é fazer com que o Seminário Universidade em Debate seja uma atividade fixa no calendário anual da entidade.
“A Adufal tem como compromisso promover atividades de cunho educativo e que incentivem o debate construtivo, a participação da comunidade acadêmica e a conscientização sobre temas atuais de diversas esferas. Vemos, no Seminário, uma ótima oportunidade para fomentar tudo isso”, relatou o docente.
Certificado
A Adufal emitirá certificado de participação de 3 horas por mesa-redonda, podendo somar 12 horas de certificação para quem participar de todas as mesas.
Para isso, é indispensável que cada participante se inscreva e assine a lista de presença no momento do credenciamento. Dessa forma, a organização conseguirá averiguar e confirmar a presença de todos que participarem, para posterior envio de certificado.
Confira a programação:
18 de agosto
Tema: Conjuntura política e econômica nacional e avanço da extrema-direita, com Maria Carlotto, Cícero Péricles e mediação de Jailton Lira.
Horário: das 14h às 17h
Tema: Política de financiamento das universidades, ciência e tecnologia, com Marília Goulart, Irailde Correia e mediação de Sandra Lira.
Horário: 19h às 21h
Dia 19 de agosto
Tema: Assédio moral e discriminações no ambiente acadêmico, com Marli Araújo, Elaine Pimentel e mediação de Rosangela Reis.
Horário: 9h às 12h
Tema: Adoecimento docente: produtivismo, burocracia e os desafios à saúde mental, com Armenes Ramos, Cristina Camelo e mediação de Socorro Dantas.
Horário: 14h às 17h
Para saber mais, acesse https://adufal.org.br/Conteudo/31855