Fanut promove encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar
Evento será realizado nos dias 9 e 10 de setembro e tem como objetivo o fortalecimento da política de alimentação escolar em Alagoas
- Atualizado em
A Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizará, nos dias 9 e 10 de setembro, o Encontro Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O evento acontecerá no auditório do Centro Cultural do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), das 8h30h às 17h, e reunirá gestores de diferentes órgãos, nutricionistas, agricultores familiares, estudantes e profissionais da rede pública de ensino de Alagoas.
Organizado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), vinculado à Fanut Ufal, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o objetivo do encontro é discutir formas de fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no estado e a aquisição de gêneros alimentícios oriundos dos pequenos produtores e de comunidades tradicionais, assegurando o direito à alimentação escolar de qualidade.
O evento, que contará com a participação estimada de 350 pessoas, também promoverá o fortalecimento de pequenos proprietários rurais, com alimentos e artigos agroecológicos cultivados em plantações familiares ou de povos tradicionais de Alagoas.
Sobre o Pnae
Criado há mais de 60 anos, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) é considerado a maior política pública alimentar e nutricional do país, garantindo a milhões de estudantes da rede pública de ensino (infantil, fundamental, médio, jovens, adultos e idosos) acesso a uma alimentação balanceada, nutritiva e de qualidade.
Em Alagoas, desde 2022, o Cecane da Fanut atua como unidade de referência do FNDE para apoio técnico, formação e acompanhamento das ações do Pnae. Hoje, a equipe executora do Centro Colaborador é composta pelas professoras Bruna Merten, Gabriela Rossiter, Leiko Asakura e Thaysa Brandão. Em equipe, realizam atividades de formação e orientação para conselheiros de alimentação escolar e nutricionistas do estado, além do monitoramento e assessoria a mais de 40 municípios e à Secretaria Estadual de Educação (Seduc).